Em
Correio de Azeméis

20 May 2026

Decifrar as sombras através da luz da lente

Cucujães

O livro de Margarida Leite pode ser adquirido na Amazon

Cucujães>  Livro ‘Luz e Sombra – da lente ao papel'

Margarida Leite, técnica de contabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, foi coautora do livro ‘Luz e Sombra – da lente ao papel’ juntamente com mais sete mulheres, de diferentes partes do país.
Durante a pandemia, Margarida Leite juntou-se ao grupo de leitura ‘Writers’, dinamizado pela Ana Lita Santos e, desse grupo, surgiu o projeto ‘A Luz das Letras', dinamizado por Cláudia Passarinho. Dessa dinâmica surgiu o livro ‘Luz e Sombra – da lente ao papel’.
“Este livro é um retrato da sociedade do século XXI”, frase citada por Fernando Pinto Amaral, que esteve presente na apresentação do livro, e relembrado por Margarida Leite.

Uma foto, nove interpretações
“Nós olhávamos para uma dessas fotografias e criávamos um texto”, começa por explicar a coautora do livro. Com textos curtos e de fácil leitura, o livro não precisa de ser lido de uma vez, podendo o leitor abrir uma página ‘ao calhas’ e desfrutar do texto.
No final de cada um dos textos, e fotografias, há uma página em branco, “aqueles que gostem de escrever, é um enorme desafio terem a possibilidade, na página em branco, poderem escrever a sua própria história a partir daquilo que veem na fotografia”. 
Esta vertente permite um maior dinamismo entre autor e leitor, tendo sido este “o principal motivo da publicação deste livro”.

Escrita ajudou em fase complicada da vida
Durante uma fase de saúde menos boa, Margarida Leite recorreu a um médico de medicina chinesa que a aconselhou a fazer algo que gostasse. “Eu gosto de escrever”, e então foi isso que ele lhe propôs fazer.
“Na altura não achei assim muito convincente porque eu disse-lhe mesmo, ‘eu vou escrever o quê agora, uma cópia?’”.
Após encontrar um desafio numa revista, começou a escrever e descobriu “que, de facto, eu ficava tão focada naquilo que estava a escrever que nem que caísse uma bomba, eu não me apercebia”. Com isto, Margarida Leite percebeu que, efetivamente, a escrita a ajudava na ansiedade. 

Apresentação do livro em Cucujães juntou várias artes
O livro foi apresentado em Cucujães no dia 9 de maio, no centro cultural, depois de já ter sido apresentado em Lisboa, em Sintra e em Coimbra.
Com a liberdade de apresentar o livro à sua maneira, Margarida Leite decidiu lançar o mesmo desafio a amigos seus. Para além do texto inspirado numa foto, os seus convidados foram desafiados a expressar o mesmo em diferentes tipos de arte como a poesia, a pintura e a música.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Campo de Férias Verão Verde – Natureza ConVida
12/06/2026
Edu deixa o basquetebol em protesto com a FPB
12/06/2026
Cucujães > Jovens recuperam componente popular das Festas de Santo António da Ínsua
12/06/2026
Instalações do Carregosense foram assaltadas e vandalizadass
11/06/2026
A caminho do centenário
11/06/2026
Incêndio em S. Roque ameaçou casas
11/06/2026
Oliveira de Azeméis > Pais dormem à porta do Centro Lúdico para garantir vaga nas férias
11/06/2026
Penas suspensas para Hermínio Loureiro e Isidro Figueiredo
11/06/2026