Em
Correio de Azeméis

1 Jun 2026

É o quinto ano a ajudar quem precisa > Torneio das forças de segurança transforma futebol em obras solidárias

Concelho

O 'caneco' ficou em casa: o Posto Territorial de Oliveira de Azeméis venceu a final em jogo contra o DTER Ovar

Elementos da GNR e da PSP voltaram a juntar futebol e voluntariado para ajudar quem mais precisa. A edição deste ano do Torneio de Futebol Solidário Velhas Guardas – DTER Azeméis angariou fundos para adaptar uma casa de banho e renovar o quarto de Inês, jovem de 23 anos acompanhada pela CerciAz, num apoio executado pelos próprios participantes, nos tempos livres.

O Centro de Educação e Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis foi desafiado pela organização a indicar uma situação concreta que pudesse beneficiar do apoio. Depois de uma visita domiciliária, a escolha recaiu sobre Inês, que, após uma intervenção ao joelho, enfrentava dificuldades de mobilidade e não conseguia utilizar a casa de banho em segurança devido à existência de uma banheira.

A intervenção substituiu a banheira por uma base de duche, adaptou a casa de banho às necessidades da jovem e incluiu também a renovação do quarto.

 

Futebol financia materiais

O Torneio de Futebol Solidário Velhas Guardas – DTER Azeméis é promovido há cinco anos por um grupo autónomo de elementos das forças de segurança. Não é uma iniciativa institucional da GNR ou da PSP, mas envolve militares e agentes que se juntam fora do horário de serviço. “Temos mão de obra, as obras são todas feitas por nós e conseguimos arranjar verbas para os materiais”, explicou o chefe cabo Almeida, envolvido na organização da iniciativa.

Não é a primeira vez que o grupo transforma o torneio em ajuda concreta. Depois da adaptação de uma casa de banho realizada na edição anterior, os voluntários voltaram este ano a pôr mãos à obra para melhorar as condições de vida de uma nova beneficiária.

 

Gesto além do donativo

Paula Nogueira, diretora-geral da CerciAz, destacou o impacto humano da iniciativa. “Foram os próprios agentes, não enquanto agentes, mas enquanto seres humanos, voluntários, com coração enorme, que abdicaram das suas horas de descanso em prol do bem-estar da comunidade”, afirmou.

Para a responsável, o gesto ganha força por não se limitar à entrega de dinheiro. “Utilizaram o corpo e as mãos, que no fundo são o seu material de trabalho, em prol desta família”, sublinhou.

 

Vitória ficou em Oliveira de Azeméis

O torneio decorreu na passada sexta-feira, 29 de maio, no Centro de Formação Ápio Assunção, e reuniu 16 equipas, 15 da GNR e uma da PSP, com participantes dos distritos do Porto, Aveiro e Coimbra. No final, participantes, utentes e representantes da CerciAz juntaram-se à festa, onde foi entoado o hino nacional.

Embora o resultado desportivo não fosse o mais importante, a vitória ficou em Oliveira de Azeméis: o posto territorial local venceu a final frente ao destacamento territorial de Ovar.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Responsável da rede McDonald's de Francisco Nadais distinguido entre o melhor 1% do mundo
5/06/2026
Dois músicos oliveirenses premiados em concurso internacional da UA > Um é do Pinheiro da Bemposta, outro de Cucujães, mas partilham o nome: João Tavares
5/06/2026
Ex-jogador da Oliveirense condenado por assaltos violentos
5/06/2026
Fábrica do Futuro avança em Oliveira de Azeméis com apoio de 3,8 milhões
5/06/2026
Oliveirense conquista a Taça Distrital feminina
5/06/2026
A saúde visual deve ser uma prioridade
5/06/2026
A roupa cuida de quem a veste
5/06/2026
“Isto é brincar com as pessoas”
5/06/2026