Presidenciais 2026 > Óscar Oliveira apela à participação e pede revisão da lei perante “erro” nos boletins de voto

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2026

Óscar Oliveira, mandatário da concelhia

Óscar Oliveira, mandatário da candidatura de António Filipe, marcou presença na Escola Secundária Soares Basto para acompanhar o desenrolar da manhã eleitoral em Oliveira de Azeméis. Em declarações à AzeméisTV, o responsável lançou um "grande apelo à participação de todos", classificando estas eleições como "extremamente importantes para a democracia portuguesa". Apesar de uma manhã marcada pelo frio, o mandatário mostrou-se expectante quanto a uma subida na afluência durante o período da tarde.

Embora sem dados globais definitivos para o concelho, Óscar Oliveira partilhou indicadores positivos de freguesias como Macieira de Sarnes, onde, cerca das 9h00, já se registavam "à volta de 65 votantes" em cada uma das duas mesas de voto. O mandatário admitiu que as eleições autárquicas costumam gerar maior mobilização devido a uma "política mais de proximidade", mas reforçou que o imperativo cívico deve levar os oliveirenses às urnas também nas presidenciais.

Críticas à organização do escrutínio e risco de erro

Uma das notas dominantes da intervenção de Óscar Oliveira foi a crítica à presença de três candidaturas rejeitadas pelo Tribunal Constitucional nos boletins de voto. O mandatário classificou a situação como "muito má para a democracia" e alertou para o risco de induzir o eleitor em erro. "Pode haver lá pessoas com algumas dificuldades de visão que votaram nesses candidatos", lamentou, notando que o elevado número de nomes no boletim — num total de 14 — "não ajuda muito ao votante".

Perante este cenário, o representante da candidatura de António Filipe defendeu a necessidade urgente de uma reforma legislativa. "Tem que haver aqui um plano faseado de prazos" e "medidas futuras no plano da Comissão Nacional de Eleições para que isto não aconteça", sustentou, sublinhando que a justificação de que os boletins já estariam impressos é insuficiente para garantir a clareza do processo.

Óscar Oliveira recordou que o fluxo de eleitores tende a aumentar em períodos específicos, nomeadamente após as celebrações religiosas da manhã e com a subida da temperatura no período vespertino, que se torna "mais propício às pessoas saírem de casa". O mandatário concluiu reiterando o apelo ao voto, independentemente das preferências políticas, para assegurar a vitalidade das instituições democráticas nacionais.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Santa Casa abre antigo Lar César Pinho à comunidade com arraial de Santo António
14/06/2026
Cinquenta e dois casais celebram bodas de ouro em Oliveira de Azeméis
14/06/2026
Mundialito Cesaz arranca entre elogios à formação e alertas para o futuro dos torneios
14/06/2026
Pedro Bessa afinal não continua na Oliveirense
14/06/2026
Campo de Férias Verão Verde – Natureza ConVida
12/06/2026
Edu deixa o basquetebol em protesto com a FPB
12/06/2026
Cucujães > Jovens recuperam componente popular das Festas de Santo António da Ínsua
12/06/2026
Instalações do Carregosense foram assaltadas e vandalizadass
11/06/2026