30 May 2026
Vítor Amorim, coordenador do projeto Erasmus+ Adultos da Escola Secundária Ferreira de Castro, explica os objetivos da mobilidade a Bruxelas e o papel destas iniciativas na inclusão, cidadania e integração de adultos e imigrantes.
Escola Secundária Ferreira de Castro recebeu este sábado, dia 30, uma sessão de partilha do Erasmus +ADU, projeto que levou formandos adultos do Centro Qualifica a Bruxelas para conhecerem instituições da União Europeia.
A mobilidade envolveu adultos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências e alunos de Português Língua de Acolhimento (PLA), incluindo participantes de várias nacionalidades. Acompanhados por dois professores, visitaram o Parlamento Europeu, contactaram com eurodeputados, reuniram com a ex-ministra Marta Temido e conheceram melhor o funcionamento das decisões europeias.
De regresso a Oliveira de Azeméis, os formandos apresentaram a experiência aos colegas, numa ação de disseminação pensada para mostrar aprendizagens, motivar novas candidaturas e reforçar o papel da escola na educação de adultos.
A diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Elisabete Tavares, sublinhou que este público nem sempre é associado a projetos internacionais. Para a responsável, a participação de adultos e comunidades imigrantes em mobilidades europeias ajuda a valorizar percursos de formação, reforça a autoestima e cria sentimento de pertença.
Vítor Amorim, coordenador do Erasmus +ADU, destacou a vertente de inclusão do projeto. O professor referiu que a experiência permitiu juntar formandos do PLA e do RVCC, promover companheirismo entre participantes de diferentes origens e aproximá-los da cidadania europeia.
Entre os participantes esteve Rosa Oria, espanhola a viver em Oliveira de Azeméis há quase dois anos. A formanda frequenta Português Língua de Acolhimento para aperfeiçoar a língua e descreveu a ida a Bruxelas como uma oportunidade inesperada, marcada pelo contacto com outras culturas e pela descoberta das instituições europeias.
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA “Acho que é importante que os adultos procurem a escola, porque temos formações que podem ser úteis para aperfeiçoar competências num mundo que está a mudar rapidamente.” Elisabete Tavares, diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.
INTEGRAÇÃO E CIDADANIA “Eles começam a sentir-se bem acolhidos, conhecem a cidadania europeia e percebem melhor as instituições que nos governam a nível europeu.” Vítor Amorim, coordenador do Erasmus +ADU.
UMA OPORTUNIDADE INESPERADA “Nunca tinha imaginado fazer um Erasmus aqui dentro da escola. Foi uma experiência muito boa, rica em conhecimentos sobre a União Europeia.” Rosa Oria, formanda de Português Língua de Acolhimento.