19 May 2026
A quarta edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu mais de 750 alunos
> Assembleia Municipal Jovem 2026 na Ferreira de Castro
No passado dia 15 de maio, no auditório da escola básica e secundária Ferreira de Castro, realizou-se a 4ª edição da Assembleia Municipal Jovem, que reuniu todos os agrupamentos do concelho para apresentarem as suas propostas.
Como instrumento de promoção do pensamento crítico e da cidadania ativa dos mais jovens, a 4ª Assembleia Municipal foi o resultado de um longo processo de reflexão e debate desenvolvido em todas as escolas envolvendo mais de 750 alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade.
Tomada de posse dos novos membros
Inês Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal Jovem de 2025, eleita pelo ciclo eleitoral de Fajões, cessou as suas funções. “Espero ter respondido e representado todos os alunos e alunas do nosso concelho”.
Na pequena cerimónia de tomada de posse, Inês Gonçalves passou o cargo a Mafalda Mortágua, do 11º ano, que será a nova presidente da assembleia municipal jovem de 2026. A seu lado conta com Vicente Mota, do 8º ano, e Diana Reis, do 4º ano, como primeiro e segundo secretários, respetivamente.
O estilo de vida dos oliveirenses
O tema cingia-se à promoção de estilos de vida mais saudáveis dos oliveirenses. Os alunos envolvidos fizeram várias propostas, desde a criação de programas de atividades físicas a melhorias nas escolas, de forma a combater o sedentarismo.
Todas as propostas apresentadas foram aprovadas por maioria, levando a um momento de leveza onde, Joaquim Jorge, presidente da câmara, afirma que “na assembleia municipal aprovamos muito mais propostas por unanimidade do que vocês, o que prova que são mais exigentes”.
Aos desafios propostos pelos deputados, Joaquim Jorge destacou que muitas das propostas colocadas, o município já tem algumas em ação, desde a mobilidade urbana a trilhos, rede de percursos ligando todas as freguesias, melhorias no espaço público e escolar, programas de apoio físico, mental e de envelhecimento ativo, ciclovias e atribuição de bicicletas para a deslocação dos alunos do concelho e colaboradores da autarquia.
“Aos nossos deputados, o meu sincero agradecimento pela dedicação, empenho e seriedade com que enfrentaram este desafio, com o apoio dos vossos brilhantes professores”
Elisabete Tavares, diretora do AE Ferreira de Castro
“[Amaro Simões e Mafalda Mortágua] Propõe a atribuição de um voto em reconhecimento de louvor à Laurinda Miranda Almeida, por o extraordinário empenho e dedicação demonstrados na organização do projeto da Assembleia Municipal Jovens"
Amaro Simões, presidente da assembleia municipal
“Deixem-me só terminar dizendo-vos que fiquei aqui extremamente orgulhoso enquanto autarca, porque obviamente percebi que há aqui um conjunto de jovens que são uma garantia para o nosso futuro”
Joaquim Jorge, presidente da câmara