Ferreira de Castro será a anfitriã deste ano

Destaques Concelho

“Da minha geração, os jovens herdaram a Democracia e a Liberdade, mas herdaram, também, a responsabilidade de as cuidar e defender. Sejam eternamente livres e felizes”, Amaro Simões

Assembleia Municipal Jovem de Oliveira de Azeméis

É já esta sexta-feira, 15 de maio, que se vai realizar a quarta edição da Assembleia Municipal Jovem.

Esta é uma iniciativa que engloba o 4º, 8º e 11º anos e que se realiza desde o ano letivo 2022/2023. Antes, e só abrangendo alunos do 4º ano, esta atividade designava-se Assembleia ‘Políticos de Palmo e Meio’. É organizada pela Divisão Municipal da Educação, em colaboração com a assembleia municipal, que providencia e articula com os agrupamentos de escolas toda a preparação e logística das assembleias.

Anualmente há um agrupamento anfitrião. Este ano realiza-se no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, terminando este ciclo no agrupamento Pinheiro/Loureiro, em 2026/2027. Os agrupamentos de escolas Ferreira da Silva, Soares Basto e Fajões, já receberam a assembleia municipal jovem.

Amaro Simões, presidente da assembleia municipal, afirma que “o acolhimento dos agrupamentos de escolas, diretores, professores e alunos tem sido excelente”

Jovens mais preocupados com o seu futuro

A par disso, a sua perceção relativamente aos jovens estarem mais ligados à política, comenta que “há muitos jovens que cada vez mais aceitam o desafio de estarem disponíveis para o envolvimento na política”. Isto porque, tomam consciência de que o "futuro próximo está nas suas mãos”, além de que “nas condições em que vivem, não basta estarem bem informados, precisam de estar atentos e intervir nas decisões que dizem respeito ao seu presente e ao seu futuro”, o que só é possível intervindo politicamente.

Escolas ajudam no papel cívico dos alunos

Amaro Simões comenta que, nas suas visitas às escolas, “sinto que os alunos mais despertos e mais esclarecidos são os que mais se envolvem na política”, e que isso advém do papel que as escolas têm desempenhado. 

“As nossas escolas, todas, têm desempenhado um papel muito pedagógico no sentido de motivar e responsabilizar os jovens por causas nobres e justas e isso projeta-os necessariamente na ação política”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Responsável da rede McDonald's de Francisco Nadais distinguido entre o melhor 1% do mundo
5/06/2026
Dois músicos oliveirenses premiados em concurso internacional da UA > Um é do Pinheiro da Bemposta, outro de Cucujães, mas partilham o nome: João Tavares
5/06/2026
Ex-jogador da Oliveirense condenado por assaltos violentos
5/06/2026
Fábrica do Futuro avança em Oliveira de Azeméis com apoio de 3,8 milhões
5/06/2026
Oliveirense conquista a Taça Distrital feminina
5/06/2026
A saúde visual deve ser uma prioridade
5/06/2026
A roupa cuida de quem a veste
5/06/2026
“Isto é brincar com as pessoas”
5/06/2026