22 May 2026
Em 3º lugar, Inês Pereira Rebelo (esq.); em 2º lugar, Luana Martins Cangaio (dir.); em 1º lugar, Marcos Pinho Andrade (centro)
Entrega de prémios do concurso de poesia
Pelo terceiro ano, a Indaqua promoveu o seu concurso de poesia, ‘Falar de Água com Amor’, direcionado aos alunos do 3º e 4º anos. No dia 22 de maio, decorreu a cerimónia de entrega de prémios, na feira do livro
Esta iniciativa surgiu de várias ações realizadas pela Indaqua, no âmbito da educação ambiental.
“É, no fundo, um exercício afetivo com a água, e nós ao promovermos esta relação afetiva com a água, estamos também a promover os comportamentos dos próprios autores”, refere Diogo Navarro, gestor e comunicação da Indaqua.
150 alunos escreveram o seu amor pela água
Com a participação de cerca de 150 alunos, Diogo Navarro afirma que “a adesão tem sido muito boa”, mesmo com a dificuldade de os professores “conseguirem conciliar tantos projetos educativos”, que têm extracurricular. No entanto, os professores acolhem bem esta iniciativa.
Já Ana Borralho, chefe da Divisão Municipal da Cultura, afirma que este “é um desafio grande porque temos percebido que os trabalhos estão cada vez melhores”, havendo, por parte das crianças, ideias muito interessantes e, muitas vezes, acompanhados de uma ilustração, apesar de não obrigatória.
“Convidá-los a refletir sobre a importância da água, e a importância da não poluição do nosso planeta, nestes recursos que já começam a ficar um bocadinho esgotados”, sublinha Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultura, sobre a importância deste tipo de iniciativas.