18 May 2026
Futebol Desporto Clube Desportivo de Loureiro
Pedro Lopes, Nuno Seabra e Gabriel Pereira (esq. para a dir.)
Treinos de captação já estão a decorrer
A direção do CD Loureiro, que está a completar o primeiro ano do seu mandato, tem vários projetos na manga para concretizar ainda durante a sua vigência, tais como a colocação de relvado sintético no rinque da Quinta do Barão, a cobertura das bancadas e a criação de uma equipa sénior masculina para arrancar já na época 2026/2027
O Clube Desportivo de Loureiro completou 29 anos de vida, no passado sábado, com um jantar comemorativo, que juntou jogadores, familiares, parceiros, patrocinadores e muitos loureirenses que se associaram à efeméride. O presidente Nuno Seabra e os vice-presidentes Gabriel Pereira e Pedro Lopes estiveram na Azeméis TV a dar a conhecer o crescimento do clube.
CD Loureiro nasceu há 29 anos
“É um dia importante na instituição, o 29º aniversário vai reunir a família do Loureiro. 29 anos é uma data expressiva para um clube da nossa dimensão e por isso é um marco na história do clube”.
Número de atletas duplicou em um ano
“É um balanço muito positivo deste primeiro ano do mandato. Nós tínhamos cerca de 80 atletas inscritos e neste momento temos 165 e esse é um número muito bom para um primeiro ano. A comunidade está toda envolvida e ajuda-nos e apoia-nos no projeto e as coisas estão a correr muito bem e a ser muito bem projetadas para a próxima época”.
Equipa feminina sénior
“Não tínhamos equipa sénior feminina e arriscámos fazer esse escalão. Surpreendeu-nos pela positiva. A equipa conseguiu fazer duas eliminatórias da Taça de Portugal e isso é gratificante. A ideia surgiu de ex-atletas da formação do clube e nós, direção, alinhámos as coisas e arrancámos. Tivemos 22 atletas inscritas. O difícil não é começar, é manter a equipa”.
Formação assegurada
“O importante é a base e essa é fundamental para os clubes. Se tivermos uma base sólida com bastantes atletas, como temos desde os escalões mais baixos, isso vai permitindo a continuidade de todos os escalões”.
Novo campo e bancadas cobertas
“Temos dois projetos que queremos executar. Um deles já tivemos aprovação para o fazer e o apoio do município e trata-se da requalificação do rinque com relvado sintético para que os mais pequenos tenham mais condições para treinar e para jogar. Outro projeto é a cobertura das bancadas, com painéis fotovoltaicos, em parceria com a Cooperativa Elétrica de Loureiro, para criar melhores condições para quem vai assistir aos treinos e aos jogos. Sempre foi um projeto falado e nunca se conseguiu executá-lo. Esperemos concretizar estes projetos neste mandato”.
Captações vão arrancar
“Na próxima semana vamos começar com captações para todos os escalões até final de junho. Quem quiser experimentar e conhecer a realidade que está a ser construída, são todos bem-vindos ao CD Loureiro”
Nuno Seabra
---
Pais nos veteranos e filhos na formação
“É engraçado ver os pais a jogar no escalão de veteranos e os filhos nos escalões de formação e depois vão mais familiares assistir aos jogos. Na segunda e terça-feiras, a seguir ao Dia da Mãe, tivemos quase todos os escalões de formação a jogarem mães com filhos na Quinta do Barão e isso foi muito bom de se ver. Também já o tínhamos feito no dia do Pai”.
Pintura liga futebol e CEL
“A freguesia de Loureiro tem muitas associações e o pessoal é bairrista. As pessoas incentivam-nos a abraçar determinados projetos (...). Em colaboração com a Cooperativa Elétrica de Loureiro (CEL) temos um projeto já em execução. Temos um PT elétrico inserido no espaço do Barão e estamos a criar umas pinturas alusivas ao futebol e à CEL para embelezar o espaço. Já está uma parte feita. É uma pintura feita por um artista credenciado”.
Ex-atletas regressam para os seniores
“Estamos a ver, na captação para a equipa sénior masculina, jogadores que fizeram a formação no Loureiro a voltar ao clube. E isso é gratificante. Tem uns custos diferentes para nós a nível de estrutura, mas avançamos porque queremos dar continuidade à formação e porque apareceram muitos atletas que fizeram formação no Loureiro”.
Gabriel Pereira
---
CDL na Liga Masters
“Participámos na primeira organização feita pela AFA da Liga Master. Fomos nós, a Oliveirense e o S. Vicente Pereira. Fomos à final da Taça de Aveiro. Foi um campeonato bem organizado, apesar de ser curto, e foi para nós um gosto participar nesse campeonato e conseguirmos ir à final da Taça com a Oliveirense no Estádio do Beira-Mar. Para mim, que nunca tinha jogado num estádio desse nível, foi um orgulho. (...) Há dois fins de semana tivemos um jogo de Taça de veteranos e tínhamos cerca de 120 pessoas na bancada a assistir e isso para nós, direção, é gratificante. É sinal que estamos a envolver as pessoas e que se reveem no que estamos a fazer”.
Adesão à equipa sénior obriga a seleção
“Um sonho era ter futebol sénior masculino e para a próxima época vamos arriscar com essa equipa. No próximo ano, o clube faz 30 anos e vai ficar marcado também pela criação da equipa sénior. Já há treinos e jogadores e no mês de julho tem de estar tudo formatado para arrancar. A adesão de atletas tem sido muita e vamos ter de fazer depois uma seleção de jogadores”
Pedro Lopes