Música, comunidade e futuro em destaque

Loureiro Freguesias

A palestra "Onde Nasce o Amanhã" foi conduzida pelo maestro, professor e trompista Mickael Faustino

Festas de Loureiro 2026

Integrada na programação das Festas de Loureiro 2026, a Escola Banda de Música de Loureiro (EBML) promoveu, no âmbito das suas audições internas, a palestra “Onde Nasce o Amanhã”, conduzida pelo maestro, professor e trompista Mickael Faustino.

A iniciativa reuniu alunos, encarregados de educação e membros da comunidade loureirense, num momento de reflexão sobre a importância da música na formação pessoal, social e cultural das novas gerações.

A tarde começou com a apresentação do Clube da Música pela professora e diretora da EBML, Andreia Soares, cargo que partilha com o professor Hernâni Petiz. O clube é dinamizado pelo Professor Gonçalo Fernandes e pretende aproximar os mais jovens do universo musical e funciona semanalmente, às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 15h30, na Escola EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão, em Loureiro. O principal momento do evento esteve a cargo de Mickael Faustino, fundador da plataforma INMUSIC e músico com percurso em várias orquestras europeias e internacionais. Na sua intervenção, destacou o papel transformador da música na vida das crianças e jovens, defendendo que o ensino musical deve estar acessível a todos, independentemente da condição social, profissão ou crença.

“Não são apenas escolas de música, são também escolas para a vida”, afirmou o maestro, referindo-se às bandas filarmónicas e ao impacto que estas têm na formação humana e cultural das comunidades.

Durante a palestra, Mickael Faustino sublinhou ainda a relevância das bandas filarmónicas na descoberta de talentos e no desenvolvimento de valores como a disciplina, o espírito de grupo e o sentido de pertença. “As bandas dão-nos terra, raiz e comunidade” e “As bandas são uma segunda família” foram algumas das ideias deixadas pelo orador, numa clara valorização do papel destas instituições no tecido social local.

O responsável recordou também que muitos músicos portugueses de renome tiveram o primeiro contacto com a música precisamente nas escolas das bandas filarmónicas, considerando estas estruturas fundamentais para o crescimento dos conservatórios e academias de música em Portugal.

Atualmente dedicado em exclusivo ao projeto INMUSIC, Mickael Faustino leva a música a escolas, hospitais, lares e diferentes comunidades, assumindo como missão aproximar esta arte de todos os públicos.

No final da sessão, deixou uma mensagem dirigida aos jovens e aos pais presentes: “Independentemente do que venham a fazer nas vossas vidas, não deixem de aprender música”, apelando igualmente ao envolvimento das famílias no percurso artístico e educativo das crianças.

A iniciativa da EBML voltou, assim, a evidenciar o importante papel das bandas filarmónicas enquanto espaços de formação artística, humana e comunitária.

Manuel Terra


 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Responsável da rede McDonald's de Francisco Nadais distinguido entre o melhor 1% do mundo
5/06/2026
Dois músicos oliveirenses premiados em concurso internacional da UA > Um é do Pinheiro da Bemposta, outro de Cucujães, mas partilham o nome: João Tavares
5/06/2026
Ex-jogador da Oliveirense condenado por assaltos violentos
5/06/2026
Fábrica do Futuro avança em Oliveira de Azeméis com apoio de 3,8 milhões
5/06/2026
Oliveirense conquista a Taça Distrital feminina
5/06/2026
A saúde visual deve ser uma prioridade
5/06/2026
A roupa cuida de quem a veste
5/06/2026
“Isto é brincar com as pessoas”
5/06/2026