3 Jun 2026
Gonçalo Pereira, presidente da ARCL, falou à Azeméis TV sobre a reflorestação da Quinta do Barão, em Loureiro.
> Quinta do Barão em Loureiro
As antigas palmeiras da Quinta do Barão foram substituídas por cerca de três dezenas de coqueiros. Inauguração acontece no próximo dia 6 de junho.
A Quinta do Barão, em Loureiro, vai assinalar no próximo dia 6 de junho a conclusão do processo de reflorestação que levou à substituição das antigas palmeiras por cerca de três dezenas de coqueiros. A cerimónia está marcada para as 11h30 e contará com o descerramento de uma placa alusiva à intervenção, num momento aberto à comunidade.
Em entrevista à Azeméis TV, Gonçalo Pereira, presidente da ARCL — Associação Recreativa e Cultural de Loureiro, explicou que a decisão surgiu depois de vários anos de preocupação com o estado das palmeiras, afetadas por uma praga que acabou por obrigar à sua remoção. O dirigente reconheceu que a medida foi difícil, por alterar a imagem de um espaço conhecido da freguesia, mas defendeu que era inevitável. “Palmeiras mortas, em que estão as ramas sempre a cair, não faz qualquer sentido”, afirmou.
Depois da remoção, a direção da ARCL optou por ouvir agricultores, engenheiros e pessoas ligadas ao setor antes de decidir o futuro da arborização daquele espaço. A escolha acabou por recair nos coqueiros, considerados uma solução de menor manutenção e com capacidade para valorizar a Quinta do Barão nos próximos anos. “Qualquer palmeira que eu fosse lá plantar nunca me garantiriam que não voltasse a ter a tal praga”, justificou Gonçalo Pereira.
Além dos coqueiros, foram plantadas outras árvores e espécies ornamentais, aproveitando a presença de máquinas e mão de obra no local. O presidente da ARCL destacou o apoio de empresas, do município de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia, da Cooperativa Elétrica de Loureiro, da Europlanta e da comunidade local, sublinhando que o investimento foi feito a pensar na população. “Nós trabalhamos para a comunidade”, disse.
A cerimónia de 6 de junho ficará ainda marcada pela assinatura de um contrato de comodato com o Clube Desportivo de Loureiro, através do qual o ringue da Quinta do Barão será cedido ao clube por 20 anos. O objetivo é avançar com a colocação de relva sintética e criar melhores condições para a prática desportiva, sobretudo para as camadas jovens.
A cumprir o segundo e último mandato à frente da ARCL, Gonçalo Pereira fez também um balanço positivo do trabalho realizado, apontando investimentos na ordem dos 400 mil euros em projetos como o parque infantil, zonas de lazer, arborização, publicação de um livro sobre a Quinta do Barão e agora a sua reflorestação.