A Turma da Bola recebeu nas suas instalações 82 pessoas
2º Encontro de Concertinas em Travanca
Na tarde chuvosa de domingo, 10 de maio, na sede da Turma da Bola de Travanca, realizou-se o 2º encontro de concertinas, organizado pelo Grupo de Concertinas da Turma da Bola.
“Quero deixar o meu agradecimento ao senhor presidente, Rui Matias, e a todo o seu staff, por nos ajudar com tudo o que foi necessário para que conseguíssemos fazer este encontro de concertinas na plataforma que estamos”, referiu Rosário Ribeiro, do Grupo de Concertinas da Turma da Bola.
A cultura portuguesa continua viva
“Não posso deixar de agradecer, em primeiro lugar, aos nossos membros da associação que tornaram este dia possível”, reforça Rui Matias, presidente da Turma da Bola. Agradeceu ainda ao Grupo de Concertinas “por nos terem proporcionado este dia, por terem sugerido este dia”, fazendo votos de que esta iniciativa continue.
Amaro Simões, presidente da assembleia municipal, começou por fazer uma pequena “homenagem” a Santiago Martins, fundador da coletividade. No entanto, não descurou do trabalho realizado pela atual direção. “Parabéns para vocês que dão continuidade a uma coletividade que é uma referência no concelho de Oliveira de Azeméis”.
Rogério Ribeiro, presidente da união de freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, deu os parabéns ao Grupo de Concertinas por terem “nos proporcionado aqui, na nossa terra, um grandioso espetáculo”. Referiu ainda a juventude presente nos grupos de concertinas presentes.
Grupos convidados vieram de vários pontos do país
Todos os grupos convidados foram estreantes neste encontro de concertinas. Subiram ao palco Os Malucos da Concertina de Moldes, vindos de Arouca, o Grupo de Concertinas de Mouriz, do concelho de Paredes, os Sons da Concertina Margens do Vouga, de Alquerubim e o Grupo de Concertinas Cabeça Veada, de Porto de Mós
“É o nosso primeiro ano, estamos a ser muito bem recebidos. Estamos a adorar a experiência. É sempre bom quando convivemos com outros grupos e mostramos a nossa tradição”, Inês Rodrigues, membro do grupo Os Malucos da Concertina
“É o primeiro ano, estamos a gostar até agora e vamos gostar até ao fim. Já tenho aqui alguns amigos. Fomos muito bem recebidos”, José Ferreira, membro do grupo de Concertinas de Mouriz
“Pelo aquilo que estou a ver, estou a gostar e espero vir aqui mais vezes. O São Pedro é nosso amigo e vai correr tudo bem”, Antonio Simões, membro do grupo Sons da Concertina Margens do Vouga
“É a primeira vez que estamos aqui. Estamos a gostar, estava tudo incrível, estava tudo bom. (…) Queremos voltar”, Beatriz Jorge, membro do Grupo de Concertinas de Cabeça de Veado