22 May 2026
Samuel Úria encheu o Largo da República com oliveirenses que vieram assistir ao seu concerto
Pela primeira vez em Oliveira de Azeméis
Samuel Úria, cantor, foi o primeiro convidado da rubrica ‘Um escritor apresenta-se…’, mas iniciou a sua presença com um concerto no Largo da República
"Eu gosto muito de feiras de livro, enquanto consumidor de livros. E acho que, de alguma forma, o meu espetáculo também se coaduna também com o espírito dos livros”, começa por referir o artista.
Para além de participar na rubrica mencionada anteriormente, Samuel Úria fez um pequeno concerto que, apesar de só ter consigo mais um músico, “não quer dizer que, de alguma forma, as coisas fiquem mais contidas”. Antes pelo contrário, acaba por explorar “sonoridades um bocadinho mais eletrónicas e até mudo, de repente, de registo”.
Sem grandes expectativas, o artista sublinhou que isso “é sempre bom”, uma vez que estava à espera de que fossem lá “pessoas que não me conhecem, e é sempre bom dar a conhecer aquilo que eu faço”.
O convidado acha que este género de iniciativas são boas, uma vez que ajuda na descentralização da cultura que, muitas vezes, “está muito refém dos polos, onde as coisas acontecem de uma forma massificada”.
“Foi muito importante que houvesse esta espécie de semear fora dos polos onde correm os rios, semear e ter culturas que não são às vezes endémicas, mas que acabam depois por flutuar”, reforça o artista, acerca da dinamização dos concelhos mais descentralizados