2 Jun 2026
Futebol Clube Desportivo de Loureiro
O FC Cesarense foi o vencedor do torneio no escalão de juvenis
Mês de junho é recheado de jogos no CD loureiro
O Clube Desportivo de Loureiro arrancou este sábado com a quinta edição do Torneio da Amizade, competição que vai reunir cerca de 1.400 atletas, 78 equipas e 34 clubes ao longo dos próximos fins de semana na Quinta do Barão
O Torneio da Amizade começou com o escalão de juvenis, este sábado, mas estende-se a todas as categorias, dos petizes aos veteranos. Segundo a organização, a iniciativa privilegia o convívio e o fair-play entre clubes que mantêm relações de proximidade ao longo da época, transformando a competição num espaço de encontro para atletas, dirigentes e famílias.
Além dos jogos, o recinto da Quinta do Barão conta com zonas de lazer e restauração, procurando criar condições para que os visitantes permaneçam durante todo o dia. A par da componente desportiva, o evento constitui também uma importante fonte de receita para o clube.
Aberto à comunidade, o Torneio da Amizade decorre ao longo de junho, terminando no final do mês com o escalão de veteranos.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hélder Simões, destacou a importância do Torneio da Amizade, que junta dezenas de equipas e centenas de atletas ao longo do mês de junho. O autarca sublinhou ainda o papel da Quinta do Barão como espaço de convívio e os projetos de crescimento que o clube tem em curso. “É um torneio que promove a competição, mas também momentos de confraternização de atletas e entre familiares para finalizar uma época intensa”, afirmou Hélder Simões em declarações na Azeméis TV. “Estes torneios, que vão proliferando um pouco por todo o concelho, são um sinal da vitalidade dos clubes, que se empenham além do quadro competitivo”, acrescentou o vereador, elogiando o espaço onde o torneio se realiza, considerando-o “propício para a confraternização das famílias”.
Pedro Lopes, vice-presidente do clube, explicou a dimensão da iniciativa, que junta 34 clubes, 78 equipas e cerca de 1.400 atletas ao longo do mês de junho na Quinta do Barão. “Queremos que os clubes que convidámos venham participar em formato de amizade para terem um bom momento de convívio entre equipas que se dão bem ao longo da época”, referiu Pedro Lopes, esperando que o fair-play seja o rei do evento. “As pessoas podem vir, trazer piquenique, o espaço é fechado, as crianças podem estar à vontade e os pais descansados”, garantiu.
Além dos jogos, o Torneio da Amizade aposta no convívio entre atletas, famílias e visitantes. Jorge Amaral, da direção do CD Loureiro, destaca a importância da participação da comunidade e da receita gerada pelo evento para apoiar a atividade do clube. “O movimento está dentro das nossas expectativas”, referiu um dos responsáveis pela barraca de comes e bebes do clube. “É um torneio de juvenis e traz menos acompanhantes, mas está razoável”. Na opinião de Jorge Amaral, nos escalões mais jovens há sempre muitos mais acompanhantes. “Nos juvenis e juniores há menos gente a acompanhar e a ver os jogos”.
No final do torneio, o Cesarense foi o vencedor, seguindo-se o FC Pedroso (2º), o Taboeira (3º), Gafanha (4º), Pinheirense (5º), Loureiro (6º), Casa Benfica Mosteiro (7º) e Academia Marfoot (8º).
“O CD Loureiro tem crescido paulatinamente, cada vez tem melhores condições e sempre teve uma componente humana muito forte. O clube vai enfrentar novos desafios e na próxima época vai ter equipa sénior de futebol masculina. São muitos desafios que o clube tem e queremos continuar a criar condições para que os clubes se solidifiquem e procurem criar novas respostas. Transmito um abraço de solidariedade ao presidente do clube, Nuno Seabra, fazendo votos para que recupere a 100 por cento para voltar ao leme do CD Loureiro”.
Hélder Simões, vereador do Desporto da câmara municipal
“O principal objetivo de termos aqui as barraquinhas, além de sermos um apoio às pessoas que cá estão o dia todo, é angariar alguma receita para o clube. Queremos que venham muitas pessoas conhecer a Quinta do Barão e conhecer o Clube Desportivo e associar a isso a angariação de alguma receita. O evento é aberto à comunidade. Este ano temos uma cobrança simbólica de entrada nas instalações do CDL e o evento é aberto a toda a comunidade”.
Jorge Amaral, CD Loureiro
“Existem barracas de comes e bebes para quem quiser fazer uma refeição no local, temos pernil, rojões, cachorros, caldo verde e bebidas. Queremos angariar alguma receita para os projetos que temos no futuro. Queremos que todos se divirtam, estamos aqui pela amizade e pelo convívio e para praticar desporto”.
Pedro Lopes, vice-presidente do CD Loureiro