Um ano a celebrar a paixão pelo teatro

Freguesias Travanca

João e Sol apresentaram uma peça de teatro numa sala cheia de admiradores e amigos do GOTA

50º aniversário do Grupo Oliveirense de Teatro Amador – GOTA

No passado sábado, 9 de maio, o Grupo Oliveirense de Teatro Amador – GOTA, celebrou o seu 50º aniversário. A sua prenda? Terem sede própria após anos a saltar de um lado para o outro.

“Acho que, tenho quase a certeza, que somos a mais antiga e ativa [associação], porque nós não temos estado parados, tem sido sempre contínuo”, começa por afirmar Ana Garcia, presidente do grupo. O único período parado, foi durante o Covid.

Dinis Silva, vice-presidente do GOTA, faz um balanço positivo destes 50 anos. “Têm passado imensos oliveirenses pelo grupo”.

Nova sede é cereja em cima do bolo

Ao fim de tantos anos a andar a saltitar entre espaços para ensaiar e apresentar as peças, o GOTA tem finalmente a sua sede, na antiga escola primária de Macinhata da Seixa. Com muita coisa para remodelar, o grupo de teatro vai realizar vários eventos para angariar fundos.

“Nós não tínhamos sede. Tínhamos uma garagem onde guardávamos as coisas. A Câmara depois teve de tirar, porque aquilo era uma garagem que era paga e eles terminaram com isso. E nós andamos aí, por tudo que é sítio, a guardar as coisas. Já tivemos de mudar três vezes ou quatro”, afirma.

Dinis Silva, vice-presidente do GOTA, começa por agradecer à câmara municipal pela cedência do espaço. “É um espaço que está a ser de partilha com as outras associações aqui de Macinhata da Seixa”.

Casa cheia em dia de inauguração da sede ao público

Amigos e apoiantes do grupo encheram a sala da nova sede e desejaram que o grupo continuasse com o seu excelente trabalho.

“É uma associação particularmente importante, porque opera numa área que, para nós nos é grata, que é a área do teatro. Estamos a falar de uma grande longevidade, de uma grande resiliência”, Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

“Eles fazem um excelente trabalho junto da comunidade, e sempre bom termos um grupo de teatro, que vai hoje estrear mais uma peça e nos presentear sempre com estes momentos dedicados à cultura, que muito enriquecem o nosso movimento associativo”, Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultura.

“O GOTA chegar aos 50 anos é um efeito histórico para o movimento associativo de Oliveira de Azeméis. O GOTA tem esse condão de ir na linha da frente, ser a camisola amarela, desta questão do grupo de teatro amador”, Francisco Silva, presidente da FAMOA

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Campo de Férias Verão Verde – Natureza ConVida
12/06/2026
Edu deixa o basquetebol em protesto com a FPB
12/06/2026
Cucujães > Jovens recuperam componente popular das Festas de Santo António da Ínsua
12/06/2026
Instalações do Carregosense foram assaltadas e vandalizadass
11/06/2026
A caminho do centenário
11/06/2026
Incêndio em S. Roque ameaçou casas
11/06/2026
Oliveira de Azeméis > Pais dormem à porta do Centro Lúdico para garantir vaga nas férias
11/06/2026
Penas suspensas para Hermínio Loureiro e Isidro Figueiredo
11/06/2026