13 May 2026
João e Sol apresentaram uma peça de teatro numa sala cheia de admiradores e amigos do GOTA
50 anos do Grupo Oliveirense de Teatro amador
No passado sábado, 9 de maio, o Grupo Oliveirense de Teatro Amador (GOTA) celebrou o seu 50º aniversário. E a 'prenda' foi terem sede própria após anos a 'saltar' de um lado para o outro.
“Acho, tenho quase a certeza, que no concelho somos a mais antiga e ativa [associação de teatro], porque não temos estado parados, tem sido sempre contínuo”, começa por afirmar Ana Garcia, presidente do grupo. O único período de pausa ocorreu durante o Covid.
Nova sede é cereja em cima do bolo
Ao fim de tantos anos a andar a 'saltitar' entre espaços para ensaiar, o GOTA tem finalmente a sua sede, na antiga escola primária de Macinhata da Seixa. Com muito para remodelar, o grupo vai realizar vários eventos para angariar fundos.
“Nós não tínhamos sede. Tínhamos uma garagem onde guardávamos as coisas. A Câmara depois teve de tirar, porque aquilo era uma garagem que era paga e eles terminaram com isso. E nós andamos aí, por tudo que é sítio, a guardar as coisas. Já tivemos de mudar três vezes ou quatro”, afirma Ana Garcia.
Dinis Silva, vice-presidente do GOTA, começa por agradecer à câmara municipal pela cedência do espaço. “É um espaço que está a ser de partilha com as outras associações aqui de Macinhata da Seixa”.
O dirigente faz um balanço positivo destes 50 anos: “Têm passado imensos oliveirenses pelo grupo”.
Casa cheia em dia de inauguração da sede ao público
Amigos e apoiantes do grupo encheram a sala da nova sede e desejaram que o grupo continuasse com o seu excelente trabalho.
“É uma associação particularmente importante, porque opera numa área que para nós nos é grata, que é a área do teatro. Estamos a falar de uma grande longevidade, de uma grande resiliência”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“Eles fazem um excelente trabalho junto da comunidade. É sempre bom termos um grupo de teatro que vai hoje estrear mais uma peça e presentear-nos sempre com estes momentos dedicados à cultura, que muito enriquecem o nosso movimento associativo”
Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultura
“Chegar aos 50 anos é um feito histórico para o movimento associativo de Oliveira de Azeméis. O GOTA tem esse condão de ir na linha da frente, ser a camisola amarela.”
Francisco Silva, presidente da FAMOA