Um ano a celebrar a paixão pelo teatro

Macinhata da Seixa Concelho

João e Sol apresentaram uma peça de teatro numa sala cheia de admiradores e amigos do GOTA

50 anos do Grupo Oliveirense de Teatro amador

No passado sábado, 9 de maio, o Grupo Oliveirense de Teatro Amador (GOTA) celebrou o seu 50º aniversário. E a 'prenda' foi terem sede própria após anos a 'saltar' de um lado para o outro.

“Acho, tenho quase a certeza, que no concelho somos a mais antiga e ativa [associação de teatro], porque não temos estado parados, tem sido sempre contínuo”, começa por afirmar Ana Garcia, presidente do grupo. O único período de pausa ocorreu durante o Covid.

Nova sede é cereja em cima do bolo

Ao fim de tantos anos a andar a 'saltitar' entre espaços para ensaiar, o GOTA tem finalmente a sua sede, na antiga escola primária de Macinhata da Seixa. Com muito para remodelar, o grupo vai realizar vários eventos para angariar fundos.

“Nós não tínhamos sede. Tínhamos uma garagem onde guardávamos as coisas. A Câmara depois teve de tirar, porque aquilo era uma garagem que era paga e eles terminaram com isso. E nós andamos aí, por tudo que é sítio, a guardar as coisas. Já tivemos de mudar três vezes ou quatro”, afirma Ana Garcia.

Dinis Silva, vice-presidente do GOTA, começa por agradecer à câmara municipal pela cedência do espaço. “É um espaço que está a ser de partilha com as outras associações aqui de Macinhata da Seixa”

O dirigente faz um balanço positivo destes 50 anos: “Têm passado imensos oliveirenses pelo grupo”.

Casa cheia em dia de inauguração da sede ao público

Amigos e apoiantes do grupo encheram a sala da nova sede e desejaram que o grupo continuasse com o seu excelente trabalho.

“É uma associação particularmente importante, porque opera numa área que para nós nos é grata, que é a área do teatro. Estamos a falar de uma grande longevidade, de uma grande resiliência”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

“Eles fazem um excelente trabalho junto da comunidade. É sempre bom termos um grupo de teatro que vai hoje estrear mais uma peça e presentear-nos sempre com estes momentos dedicados à cultura, que muito enriquecem o nosso movimento associativo”
Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultura

“Chegar aos 50 anos é um feito histórico para o movimento associativo de Oliveira de Azeméis. O GOTA tem esse condão de ir na linha da frente, ser a camisola amarela.”
Francisco Silva, presidente da FAMOA

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Responsável da rede McDonald's de Francisco Nadais distinguido entre o melhor 1% do mundo
5/06/2026
Dois músicos oliveirenses premiados em concurso internacional da UA > Um é do Pinheiro da Bemposta, outro de Cucujães, mas partilham o nome: João Tavares
5/06/2026
Ex-jogador da Oliveirense condenado por assaltos violentos
5/06/2026
Fábrica do Futuro avança em Oliveira de Azeméis com apoio de 3,8 milhões
5/06/2026
Oliveirense conquista a Taça Distrital feminina
5/06/2026
A saúde visual deve ser uma prioridade
5/06/2026
A roupa cuida de quem a veste
5/06/2026
“Isto é brincar com as pessoas”
5/06/2026