23 May 2026
A festa das coletividades reúne as famílias e tem na sua programação atividades para todas as idades
Festa das Coletividades de São Roque 202
Decorreu, no largo da junta de freguesia de S. Roque, a festa das coletividades de São Roque 2026, que juntou todas as coletividades/associações numa iniciativa promovida pela junta de freguesia, no dia 23 de maio
“Quero começar por dizer que não sou o cérebro por trás desta iniciativa, poderei ser a cara desta iniciativa, mas tenho uma equipa vasta por trás de mim que, este ano, tomou as rédeas do evento e organizaram tudo”, começa por referir Vitor Andrade, presidente da junta de freguesia.
Esta iniciativa junta coletividades há 12 anos
“Foi sempre uma forma que tivemos, que a junta teve e que nós mantemos, de unir as coletividades em torno de uma causa”, onde possam confraternizar e conviver e, no final, “há sempre uma recompensa para o esforço de todas as coletividades”.
Com um feedback positivo por parte das coletividades, o presidente da junta afirma que “o feedback que nos dão é positivo, e que é um evento a realizar e a continuar.”
Mesmo a comunidade recebe de braços abertos este tipo de iniciativas, “com muita adesão das pessoas e um convívio muito fraterno”, remata.
---
“A Junta de Freguesia de São Roque tem sido pioneira neste projeto. Recebe-nos sempre, ou pelo menos recebeu-nos desta vez, de braços abertos”, Zenaida Frias, presidente do FC de Bustelo
“Acho que é de valorizar esta ideia. Todas as associações precisam de bastante ajuda nos tempos atuais. E isto é uma maneira de divulgar e dinamizar também”, Basílio Silva, presidente da mesa de assembleia da Comissão de Festas de São Roque
“Eu gosto porque soube que tinha amigos aqui, que neste caso é o Francisco, que está aqui ao meu lado. Decidi então vir jogar e gostei” Miguel Ferreira, atleta do Enesse Basquetebol
“Eu gosto, eu só entrei desde setembro de 2025, mas sempre gostei do basquetebol” Francisco Pinho, atleta do Enesse Basquetebol
“Sim, eu gosto muito, já estou aqui há quatro anos. A minha irmã também já jogou aqui”, Enzo Lopes, atleta do Enesse Basquetebol
“Dou os parabéns à junta, porque é assim que nós, as coletividades, vamos sobrevivendo e nos conhecendo umas às outras, porque isto dá a ideia que é uma família”, Dionísio Xará, ensaiador do rancho da Associação Recreativa e Cultural A Chama
“Para mim o mais importante é o convívio, é estabelecer a interação humana, recuperar estas coisas mais tradicionais. Acho que as emoções são o mais importante, para mim”, Andreia Pontes, membro da Associação de Pais da EB Comendador Ângelo Azevedo
“É uma iniciativa positiva por parte da junta da freguesia que junta todas as coletividades da freguesia, tudo a trabalhar para o mesmo fim. E é positivo”, Leandro Matos, presidente dos Amigos do Trail OAZ
“Acho de louvar. Há de haver sempre mais e continuar”, Isabel Salgado, membro da Confraria das Papas de São Miguel
“Sim, é fundamental para envolver, para proporcionamos um dia diferente à comunidade e envolver todas as coletividades em prol do bem comum, acho que é fantástico, é essencial”, Cláudia Silva, presidente da Comissão Social
“Acho que é uma iniciativa muito boa para as coletividades se juntarem para termos uma tarde e um dia em cheio, onde podemos interagir uns com os outros e conviver mais”, Joana Silva, membro da Comissão de Festas de Bustelo
“É uma maneira, como falou, de união, de estarmos todos juntos, sem haver qualquer tipo de quezília uns com os outros. Porque temos de trabalhar todos para o mesmo”, Hugo Marques, presidente do clube São Roque
“É importante porque é um dos poucos eventos que temos que junta todas as coletividades, todos os movimentos da nossa freguesia e, no fundo, é um momento para juntar toda a comunidade”, Maria João, membro do Movimento de Jovens CARA
“Acabamos por andar aqui todos em S. Roque, numa correria, cada um a trabalhar nas suas coisas, e acabamos por não perceber muitas vezes quem é que temos ao nosso lado e que tipo de trabalho é desenvolvido”, Carla Carvalho, diretora técnica da SPERAE