31º aniversário da elevação de Loureiro a vila
A vila de Loureiro marcou, na passada segunda-feira, dia 18 de maio, 1033 anos desde que o seu nome foi referido pela primeira vez num documento que se encontra na Torre do Tombo.
José Queirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro, afirma que as Festas de Loureiro costumavam ser celebradas entre 18 de maio e 21 de junho, dia do aniversário de elevação a vila, mas “percebemos que era um período de tempo que não correspondia à realidade”.
O dia 18 continua a ser marcado, uma vez que é uma referência para o povo de Loureiro. “As terras têm todos o mesmo tempo, mas esta referência é importante”, afirma Rui Luzes Cabral, vereador e vice-presidente da câmara.
31 anos de vila
No dia 21 de junho, assinalam-se os 31 anos desde que Loureiro foi elevado a vila.
Na programação está previsto o hastear das bandeiras, às 10h, com a participação da Banda de Música de Loureiro. Pelas 17h00, haverá uma sessão solene, “onde vamos homenagear o idoso e idosa mais velhos da freguesia”.
Vão ser apresentadas as maias floridas, das pessoas que enviaram fotos para a junta de freguesia, para assinalar essa tradição. Haverá concerto do Órfeão de Loureiro.
Festas de Loureiro ligadas à cultura
As comemorações iniciaram-se no dia 7 de maio, com a inauguração da exposição de fotografias, ‘Gentes de Loureiro’, do padre Bastos. As comemorações continuaram com a inauguração da exposição de Ana Isabel Silva, vereadora da câmara eleita pela AD, no dia 18.
Nos dias 6 e 7 de junho, vai decorrer o 16º encontro de gastronomia, no Largo da Alumieira, com jogos tradicionais promovidos pela ACREFA e, no dia 7, o encontro de duas rodas antigas, às 9h30.
Não vai ficar de fora as comemorações dos Santos Populares e, para o final do ano, o 23º ciclo de teatro do grupo de Teatro Amador de Loureiro (TAL)