23 May 2026
Esta festa é uma forma de incentivar os familiares a visitarem os seus utentes e passarem tempo com eles
Festa da Família na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis
A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis promoveu, no passado dia 23 de maio, uma festa que uniu utentes com os seus familiares numa tarde de convívio.
O vice-provedor da Santa Casa, Carlos Afonso, afirma que esta é uma iniciativa que já se realiza há muitos anos e é uma forma dos “familiares entenderem que esta casa também é deles, e não só dos utentes que cá estão”.
Festa incentiva os familiares ao convívio
É, de igual forma, uma maneira dos familiares perceberem que os utentes “criam pequenas famílias com os outros utentes e com os colaboradores”, todavia, acrescenta que, muitas vezes, lhes falta a família de “sangue”, uma vez que, “as pessoas não têm muitas vezes a disponibilidade para virem cá todos os dias (…) e alguns deles até são um pouco
Adesão não é a 100%, mas é positiva
Cerca de 70% a 80% dos familiares participam neste tipo de iniciativas, “e partilham a presença e os afetos e o carinho que eles necessitam”.
O vice-provedor afirma que os utentes ficam felizes com este tipo de convívios e, sublinha, “sentem como se estivessem na antiga casa deles”.