18 May 2026
Desporto Atletismo Villa Cesari
Atletas e treinador da Villa Cesari com a campeã olímpica e mundial da maratona Rosa Mota
Clube de Cesar afirma-se como referência
O Estádio Municipal de Vagos foi palco, no fim de semana de 9 e 10 deste mês, do Olímpico Jovem Distrital de Sub-16 e Sub-18, competição onde a equipa feminina da Villa Cesari voltou a deixar uma marca de enorme qualidade, conquistando vários títulos distritais, pódios e lugares de honra, numa demonstração clara da força e crescimento do clube no panorama do atletismo aveirense
A prestação coletiva das atletas da Villa Cesari superou as expectativas e culminou com o título coletivo feminino distrital. Já no setor masculino, apesar da equipa se apresentar apenas com três atletas, o clube alcançou uma honrosa sexta posição, evidenciando competitividade e espírito de superação.
Entre os muitos destaques individuais, Raquel Raposo brilhou no escalão Sub-16, conquistando de forma categórica os títulos distritais nos 300 metros barreiras e nos 300 metros planos, confirmando o seu enorme potencial competitivo.
Também Ana Rocha esteve em grande plano, vencendo o salto em comprimento Sub-16 e voltando a subir ao lugar mais alto do pódio no salto em altura. Na mesma prova do comprimento, Leonor Sousa garantiu a segunda posição.
No setor masculino Sub-16, Francisco Silva teve igualmente uma participação memorável. Sagrou-se campeão distrital no salto em altura e nos 100 metros barreiras, alcançando ainda um meritório sexto lugar nos 80 metros.
Leonor Sousa voltou a destacar-se ao conquistar o título distrital nos 80 metros e nos 80 metros barreiras, prova onde Maria Vasconcelos alcançou o segundo lugar. No triplo salto Sub-16 feminino, Ana Rocha voltou a vencer, com Leonor Sousa a terminar na terceira posição e Maria Vasconcelos no nono lugar.
Na marcha atlética, a Villa Cesari voltou a demonstrar enorme qualidade. Nos 3000 metros marcha Sub-18 femininos, Mahé Correia conquistou o primeiro lugar. Já nas Sub-16, Francisca Campos foi a grande vencedora e Marta Costa terminou na segunda posição, reforçando a supremacia do clube nesta disciplina.
Nos lançamentos, Laura Ribeiro alcançou o segundo lugar no lançamento do martelo Sub-16, além de um quarto lugar no disco e outro quarto posto no lançamento do peso. No lançamento do dardo Sub-18 feminino, Ana Almeida conquistou a medalha de prata, enquanto Mahé Correia foi sexta classificada e Patrícia Bastos terminou na nona posição.
Patrícia Bastos esteve também em evidência nas barreiras, conquistando o terceiro lugar nos 100 metros barreiras Sub-18. No salto em comprimento Sub-18 feminino foi igualmente terceira classificada, enquanto Leonor Azevedo terminou no sexto lugar. Nos 200 metros, Patrícia foi oitava classificada e Leonor Azevedo terminou na 17.ª posição.
Nos Sub-18 masculinos, André Carvalho realizou uma competição bastante consistente, alcançando o título distrital nos 110 metros barreiras, o quinto lugar no salto em altura e a quarta posição nos 200 metros. Guilherme Ferreira foi 11.º classificado nos 200 metros e 10.º no lançamento do peso.
Mais do que os bons resultados desportivos, esta participação voltou a evidenciar o crescimento sustentado da modalidade dentro da Villa Cesari, fruto do trabalho diário de atletas, treinadores, direção e seccionistas.