21 May 2026
> Bruno Aragão (PS)
Das muitas conversas que tive em dois dias intensos de Mercado à Moda Antiga (MMA), houve duas que particularmente me sensibilizaram. Em ambas, as pessoas não eram de cá. Vieram com o seu artesanato, montaram a sua tendinha e fizeram as suas vendas. Uma era repetente, já tinha vindo nas últimas edições. Outra era a primeira vez que participava. Até aqui, não há história.
A história começa apenas quando explicam o que as atrai ou atraiu para o MMA. Numa altura em que há muitas atividades do mesmo género, mais ou menos conhecidas, de maior ou menor dimensão, porquê Oliveira de Azeméis? A resposta foi igual: o extraordinário ambiente de cooperação entre as coletividades e os participantes, a sensação de comunidade e de família. E o relato de que não sentem o mesmo, pelo menos na mesma dimensão, noutros eventos pelo país fora.
Quando são os outros a falar de nós, gente que nos vê com o distanciamento necessário, sem necessidade de elogio fácil ou até de elogio, devemos valorizar e reter.
O MMA tornou-se, talvez também pela sua origem, num grande evento de comunidade, de família, de amigos, de convívio, como nenhum outro. É fácil rever colegas de escola que vemos pouco, encontrar alguém que não vemos há anos, estar com oliveirenses que vivem noutros pontos do país, mas que se vão habituando a regressar neste fim-de-semana. É fácil encontrar gente de quatro ou cinco gerações diferentes, pessoas em trabalhos que habitualmente não veríamos, uma disposição para o convívio que nos faz tomar mais um copo e, como alguém dizia, “se não fossem os joelhos”, ainda tomávamos outro.
Como em tudo na vida, há sempre espaço para melhorar, para não repetir um ou outro erro, para inovar. Mas isso há sempre. Apesar disso, o que torna este evento especial e único, é ser profundamente comunitário, com dezenas de coletividades e de voluntários. Muita gente deu o litro, mas no final há uma sensação boa: cansados, mas felizes! Quando todos damos um pouco, fica-se na mesma cansado, mas fica-se mais feliz.
* Presidente da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista