28 May 2026
Bruno Aragão*
Há quinze dias o líder do PSD, ou da AD, nunca sei muito bem, assinou um texto aqui ao lado que merece comentário. Falava dos eventos que se realizam em Oliveira de Azeméis e dizia que bastava ver o número de edições para se perceber que o executivo do Partido Socialista não criava nada. Repare-se, dizia, que o Mercado à Moda Antiga já vai na 27ª edição e, por isso, já vem muito de trás. O argumento resume-se a duas ideias básicas: 1) no concelho não se passa nada e 2) o que se passa já vinha de trás.
1. Há, em primeiro lugar, o erro de quem não sabe o que aqui se passa, que aliás ficou bem visível na última campanha autárquica. Há vários exemplos, mas dou o mais forte, por ser hoje uma marca importante do concelho: o Parque Natal. É só um exemplo que desmonta, sem esforço, o discurso.
2. Há depois uma postura que sempre me pareceu errada em política e nos políticos. Os eventos não são dos partidos nem de quem, num determinado momento, gere a autarquia. Os eventos são do concelho. Têm evidentemente autores, fundadores, mas são do concelho.
3. Precisamente por serem dos concelhos e não dos partidos, continuam para lá de quem governa num dado momento e é bom que quem gere tenha essa humildade. Se o Mercado à Moda Antiga e a Noite Branca eram eventos ganhadores, só os devemos melhorar a cada ano. Como o Parque Natal tem tudo para continuar a crescer e a melhorar nos próximos anos. Há paternalismos que são tontos.
4. Há por fim o erro que me parece mais absurdo de todos e que, sempre me pareceu, descredibiliza a política e os políticos. Connosco era tudo bom, com estes é tudo mau. Nenhum é verdade, como é evidente. Apesar de um passado difícil, muito difícil, não foi tudo mau. Como agora, apesar dos maiores investimentos de sempre, não é tudo bom. Quem vê o mundo assim, quase sempre o vê errado.
Não custa admitir que há muita coisa boa agora, como não custa reconhecer o que no passado estava bem. E no deve e no haver, o que importa é que o concelho não perca nunca.
* Presidente da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista