15 Nov 2024
Inauguração do ‘Largo do Correio de Azeméis’ e do monumento de celebração do centenário Correio de Azeméis
Esta tarde, o ‘Largo Correio de Azeméis’ e o monumento oferecido pelo escultor cucujanense, Paulo Neves, foram inaugurados com dezenas de ilustres oliveirenses presentes e com a presença especial do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
No momento da inauguração o diretor do centenário jornal Correio de Azeméis, saudou todas as entidades presentes, desde empresários, políticos, associações e amigos do jornal. Deixou ainda um agradecimento especial ao escultor Paulo Neves, pela “bonita” obra que ofereceu ao jornal.
Joaquim Jorge, presidente da câmara, ressalvou a importância de um imprensa livre para a existência de uma democracia forte, “por isso é fundamental que tenhamos uma comunicação social atenta, isenta e responsável que procure combater a desinformação”, referiu.
“Este monumento e este topónimo são uma homenagem que prestamos ao contributo, ao excelente e ao relevante serviço público que foi prestado pelo Correio de Azeméis durante um século”, concluiu o edil oliveirense
Por fim, tomou a palavra o ministro, Manuel Castro Almeida, que elogiou e adjectivou um jornal regional como sendo “um verdadeiro livro de atas da cidade. Tudo o que se passa no concelho está no livro de atas do jornal e por isso os oliveirense têm razões de sobra para terem orgulho no seu passado que este livro de atas relata.”
E frisou ainda que “hoje não é fácil gerir um jornal local, há poucos jornais locais com a dimensão, o impacto e o prestígio do Correio de Azeméis”, concluiu.