10 novos membros da CASAZ foram entronizados

Concelho

A cerimónia decorreu no auditório da Escola Secundária Soares Basto

> III Capítulo e cerimónia de entronização

A CASAZ realizou o seu III Capítulo e Cerimónia de Entronização, no dia 11 de outubro, na Escola Secundária Soares Basto. Contou com a presença do presidente da assembleia municipal, Amaro Simões, o vereador da câmara municipal, Rui Lurdes Cabral, o vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Carlos Almeida, a eurodeputada, Ana Pedro, o Oriz Mor, Marco Costa e o Grão de Arroz Alfredo Couto dos Santos. A cerimónia contou com a presença da Beatriz, que transmitiu os discursos em língua gestual portuguesa. A professora Magui, leu um texto de Ferreira de Castro, sobre o trabalho dos vidreiros.
A cerimónia começou com a intervenção do presidente da assembleia da câmara, “Cumprimento todos os confrades aqui presentes, particularmente aos que vêm de longe, sintam-se bem acolhidos nestas terras de Ferreira de Castro, e terra de duas ilustres confrarias gastronómicas, que aqui nos acolhem. Sejam bem-vindos!” Destacou ainda o trabalho realizado pela CASAZ, e elogiou o seu papel na divulgação das tradições e saberes de Oliveira de Azeméis. Seguiu-se a intervenção do vereador da câmara, que afirmou “fazer esta viagem muito importante de defesa das nossas tradições e do nosso património. Esta gente tira muito tempo para estar aqui a defender aquilo que é o nosso património”. Concluiu, elogiando o trabalho realizado pela confraria, que organizou um evento que contou com a participação de várias confrarias do país.
Já à eurodeputada, coube transmitir a Oração da Sapiência, “O associativismo é, desde tempos remotos, uma das questões mais autênticas da capacidade humana de união em um mundo de altos níveis. Em Portugal, essa força coletiva atua com um caráter particularmente identitário. Nasce da vontade de preservar, valorizar e transmitir tradições que movem a nossa história e definem quem somos enquanto seres.”
Após as intervenções, chegou a hora da entronização dos 10 novos membros da confraria. Afonso Nunes, Carla Valente, Francisco Soares, Freddy Castro, Helga Correia, Liliana Rufo, Mafalda Rufo e Costa, Martim Abelheira, Miguel Bastos e Paula Medeiros, tornaram-se assim, confrades e confreiras da CASAZ, após fazerem o seu juramento perante o Grão de Arroz Alfredo Couto dos Santos.
As últimas intervenções ficaram a cargo do vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, onde reforçou o trabalho das confrarias, “Esta é uma missão de peregrinos que vieram de terra em terra a defender e a promover aquilo que temos de melhor nas veias, que são os saberes e os sabores daqueles que, com a sua responsabilidade, nos deixaram.” 
O Oriz Mor, também interveio e comentou como a CASAZ surgiu, e prestou uma pequena homenagem a um dos fundadores da confraria, Mário Pangaio: “A CASAZ nasceu há poucos anos, mas com um propósito claro: defender e promover os valores e os sabores da nossa terra.” Para finalizar o III capítulo, o Grão de Arroz da confraria proferiu as últimas palavras, onde agradeceu a presença de todos os provenientes, “Hoje, mais uma vez, um serviço e um conhecimento fantásticos por parte de meninos e meninas que estão a aprender e que, para eles, é interessante esta interação com o trabalho. A realidade, a consciência de como é que se interage com os clientes que hoje somos nós.”
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense empata e sai de campo com queixas da arbitragem
8/11/2025
Ação explica o voluntariado com doentes oncológicos
8/11/2025
Zares Cup decide-se amanhã no Estádio Carlos Osório
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Ferreira de Castro: A Violência da Natureza e dos Conflitos Sociais
8/11/2025
Oliveirense vence dérbi frente à Escola do Benfica
7/11/2025
Reabilitação dos edifícios dos tribunais de Oliveira de Azeméis discutidos em sede de especialidade do OE 2026
7/11/2025