13 Mar 2024
50 mil sancionados sem inspeção
No sexto episódio do podcast ‘Sobre Rodas’, a instrutora de condução Elisabete Oliveira, falou sobre os cuidados a ter com a viatura. Elisabete explanou os cuidados mais rotineiros, ligados à manutenção do carro, como é o caso do anticongelante, limpa para-brisas, óleo do motor ou pneus, passando para os anuais, relacionados com o seguro e inspeção do carro.
Vinhetas no para-brisas não é obrigatório
“A vinheta do seguro e da inspeção já não é obrigatória estar afixada no para-brisas do veículo. Relativamente ao seguro, um veículo que esteja a circular sem seguro, é uma infração grave, imputável ao proprietário da viatura sendo a coima prevista no mínimo 500 euros e também é aplicável a inibição de conduzir, num período mínimo de um mês a um ano. Entre janeiro e outubro do ano passado foram sancionados 16.399 condutores sem seguro.”
50 mil sem inspeção em 2023
“A inspeção deve ser feita até ao dia e mês de matrícula, não é até ao final do mês. Um automóvel ligeiro de passageiros deve fazer a primeira inspeção ao quarto ano de matrícula, sexto ano de matrícula e a partir do oitavo ano realiza anualmente. No ano passado, de janeiro a outubro de 2023, foram sancionados 49.820 condutores que não possuem inspeção nas suas viaturas.”
Aplicação para documentos
“Hoje em dia, já se encontra legislado, que podemos utilizar a aplicação, que é o id.gov.pt, que nos permite ter a nossa carteira virtual, para nós podermos ter os nossos documentos à disposição. Podem, então, ter a carta de condução, o cartão de cidadão e também o certificado de matrícula.”