31 Jan 2022
> oliveirenses no ensino superior
No passado sábado decorreu a cerimónia da entrega de 20 bolsas de ensino a alunos do ensino superior, na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e de 10 empresas da região, tais como: Covema, Cheto, Simoldes, entre outras.
A Câmara Municipal ficou responsável pela entrega de 10 bolsas e a outra metade foi oferecida pelos empresários do concelho que, igualmente, uniram forças para ajudar nesta causa.
Um investimento de cerca de 20.000€ distribuídos de igual forma pelos estudantes premiados e pelas empresas investidoras.
O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, realçou a importância deste apoio para os estudantes e destaca a “educação e a formação”, como sendo, “um pilar fundamental na produção da coesão social, de produção da igualdade de oportunidades”, afirmou.
“Portanto nós não podemos permitir que aqueles que querem prosseguir uma carreira académica não o possam fazer por questões de natureza económica. Hoje, olhamos para estes jovens e percebemos que o nosso concelho tem muitos que fazem parte de agregados familiares com algumas dificuldades, mas são jovens que são excelentes estudantes, com talento, e nós temos de criar condições para potenciar esse mesmo talento”, prosseguiu o autarca, deixando claro que, “estes jovens não ficam em dívida com a comunidade oliveirense que os apoia, e que se um dia quiserem retribuir, retribuam com o vosso sucesso nas vossas vidas profissionais e pessoais”, finalizou.
“
Este é um evento muito importante, porque uma sociedade decente é uma sociedade que dá igualdade de oportunidade a todos, todos em liberdade sejamos aquilo que quisermos ser. Efetivamente sabemos que as carências económicas podem limitar fortemente aquilo que é a nossa vida académica, o progresso, a educação. E isto é uma forma da Câmara Municipal, em nome da comunidade, e em parceria com estes generosos empresários, dizer presente e que não queremos que ninguém fique para trás por causa da condição económica”.
Inês Lamego, vereadora da Ação Social e do Ensino Superior
“
Nós temos um dever social e é bom poder apoiar os jovens para que eles próprios também se sintam motivados e que não seja, de facto, a carência financeira que não lhes permita ler os horizontes. Nós próprios também temos um percurso de vida de algum esforço, onde em alguns momentos alguém nos colocou a mão e ajudou-nos e nós, no fundo, estamos a retribuir aquilo que também nos foi proporcionado no passado.”
Carlos Teixeira, CEO Cheto Corporation SA
“
As empresas devem contribuir para a sociedade, para as boas causas. Naturalmente que havendo condições financeiras para poder fazer acho que é um convite interessante e as empresas, para além da atividade profissional, também têm todo o prazer em colaborar em boas causas. Obviamente que a ajuda nesta fase da formação, que é importante para que os jovens se preparem para o futuro, as empresas também, a longo prazo, irão beneficiar das suas qualidades, dos seus conhecimentos da formação, que nesta altura das suas vidas foram apoiados e ajudados na concretização dos seus sonhos.”
Armando Gomes, CEO Covema