25 anos a homenagear Agostinho Gomes

Cucujães Concelho NAC

Concurso de poesia promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Junta de Freguesia de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães.

Decorreu, no passado dia 25 de outubro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro a entrega de prémios do 25° Concurso de Poesia Agostinho Gomes, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Junta de Freguesia de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães. e que visa homenagear o poeta cucujanense e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.

A edição deste ano contou com a participação de 666 concorrentes, 635 na Categoria Geral e 31 na categoria Revelação Juvenil, de autores oriundos de vários países.
O júri do concurso foi composto por José Carlos Soares, Luís Aguiar, Filipa Pinho, Susana Fonseca e Luís Silva.
Para celebrar este quarto de século, o NAC anunciou a criação de uma obra em azulejo com um poema de Agostinho Gomes e que ficará exposta na nova sede da associação.

“É com imenso orgulho e gratidão que celebramos hoje a 25ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes. Há 25 anos estávamos longe de imaginar a dimensão que este concurso iria atingir, em número de participantes e com a dimensão para além das nossas fronteiras. 25 anos é uma data especial, afinal são as bodas de prata do concurso. Para assinalar esta efeméride, o NAC deliberou encomendar uma obra em azulejo para fixar na nova sede e nele será redigido um poema de Agostinho Gomes, perpetuando dessa forma o carinho ao autor. 
Vitor Paiva, representante do NAC

“25 anos de um concurso de poesia é de facto muito importante. Tem sido um trabalho que temos feito, que tem dado frutos positivos a vários níveis. Começaria por agradecer a todos aqueles que nestes 25 anos, de uma forma mais direta ou indireta, estiveram presentes, trabalharam ou contribuíram de alguma forma para que tenha sido possível ao longo destes anos nós lembrarmos o nosso Agostinho Gomes e incentivarmos outras pessoas. (…) A poesia é um momento de paragem, de reflexão, de libertação, de realização pessoal de todas aquelas pessoas que gostam de escrever”
Rui Luzes Cabral, vereador da câmara municipal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Escola de Dança Diana Rocha com dois primeiros lugares e um segundo lugar no All Dance Internacional
2/12/2024
Derrota no último minuto agudiza crise na Oliveirense
1/12/2024
“Sem qualquer dúvida a Escola Livre está no bom caminho"
1/12/2024
Casa cheia para 4º Festival de Sopas d' 'A Chama'
1/12/2024
Oliveirense somou um ponto na Corunha
30/11/2024
Oliveirense não trava o líder Benfica
30/11/2024
Cerca de 200 pessoas na Noite de Francesinha da Paróquia de S.Miguel
30/11/2024
Pai Natal e iluminação trouxeram alegria ao Parque Natal
30/11/2024