19 Feb 2025
Na celebração das três décadas de serviço à comunidade, a presidente da direção, Raquel Sousa, revelou à Azeméis TV/FM, que estão a criar uma nova resposta social, sendo ela o lar
Ossela> Comossela celebrou aniversário na quinta-feira
A IPSS Comossela celebrou, na passada quinta-feira, o seu 30° aniversário, nas suas instalações em Ossela. Com animação ao longo de toda a tarde, a instituição festejou junto da sua comunidade mais um ano de existência, onde o objetivo é “sempre crescermos mais”, conforme relatou Raquel Sousa, presidenta da direção da instituição.
“Estes 30 anos têm sido uma experiência muito boa. Queremos sempre crescer e podemos dizer que correu muito bem até agora. Temos ideias de respostas novas, de evolução, e somos muito gratos por todos os que nos apoiam, que passam por nós e estão connosco, porque, como eu costumo dizer, nós somos construídos por pessoas e trabalhamos para pessoas”, começou por referir Raquel Sousa à Azeméis TV/FM.
Sobre a evolução do último ano, a presidente da direção referiu que conseguiram “aumentar as vagas de SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) de 20 para 40, por isso conseguimos dar mais resposta à nossa comunidade. Também temos agora em cima da mesa uma proposta de uma resposta social, mas temos ainda que tratar das várias burocracias, com a Segurança Social, com a câmara, mas também é uma resposta inovadora e sim, podemos dizer que a Comossela cresce e presta serviços a cada vez mais pessoas”, referiu.
O início de uma nova valência
Sobre esta novidade Raquel Sousa revelou que o objetivo é criar a valência de lar dentro da instituição. “Sabemos que é cada vez mais urgente responder, por exemplo, a altas hospitalares, porque as pessoas têm alta hospitalar, mas não têm alta social. Por situações de não terem condições em casa, muitas vezes não têm família, e a resposta que queremos criar é para essas pessoas, ou seja, ser o apoio para a comunidade que está sozinha”, revelou.
Para finalizar a presidente da direção da Comossela deixou um desejo final para o próximo ano de trabalho. “Nós temos uma ambição grande que é responder cada vez a mais pessoas. O objetivo longínquo é, como eu disse, construir um lar, mas não será certamente no nosso mandato, mas estaremos cá sempre para ajudar”, concluiu à Azeméis TV/FM.
“São incríveis, a Raquel, a Patrícia e os que as acompanham são de uma coragem, que jovens desta idade não é normal terem. Pegaram nisto, salvaram a instituição e é um gesto que têm de gratidão [com a instituição]. Elas [Patrícia e Raquel] foram alunas desta casa, cresceram aqui e compreenderam que isto foi importante para elas, é importante para as pessoas de Ossela.”
Ricardo Bastos, vereador da câmara municipal