11 Jan 2024
Atribuídos cerca de 24 milhões de euros pelo PRR em candidatura pela AMP Sul
No âmbito da implementação do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Território de Intervenção (PACD) da AMP Sul, no qual Município de Oliveira de Azeméis faz parte, juntamente com Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, foram aprovadas 30 operações destinadas a aumentar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis.
Após duas sessões de esclarecimento, a primeira, a 03 de junho de 2022 no Europarque, para assinatura do protocolo entre os cinco municípios, e a segunda, a 4 de abril deste ano no Mosteiro de Arouca, para apresentação dos projetos aprovados.
O objetivo destas sessões, que contaram com a presença dos representantes das instituições envolvidas neste trabalho, foi mostrar o PACD à comunidade, com partilha de informação acerca das diferentes operações e respetivo investimento. O valor total atribuído à UTL (Unidade Técnica Local) foi de 24.360.000,00€.
Este investimento será composto por um conjunto de ações ligadas a necessidades específicas destes concelhos, incluindo a capacitação das comunidades, o desenvolvimento de abordagens novas e inovadoras para a coesão social e intervenções no espaço público, infraestruturas sociais e desportivas e habitações.
Assim, os cinco municípios viram aprovadas 30 operações, destinadas a aumentar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis, em especial os idosos, as crianças e jovens em risco, as pessoas com doença mental, as vítimas de violência doméstica, as pessoas com deficiência, os desempregados de longa duração e os jovens à procura do primeiro emprego, as minorias étnicas, os migrantes, bem como a incrementar a capacidade e criatividade social da comunidade e organizações, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.