5 Dec 2023
90 sócios e amigos sopraram as velas do 37ª aniversário
O Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Ul” celebraram o seu 37º aniversário de atividade. O jantar comemorativo que decorreu na sua sede em Ul, contou com cerca de 90 pessoas, onde além do soprar das velas, teve ainda dois momentos especiais. O primeiro a entrega de três medalhas comemorativas de 25 anos de três membros do grupo e o outro a entrega de duas lembranças aos padrinhos do grupo: o comendador António da Silva Rodrigues e a sua esposa Aldina Fernandes Valente.
O presidente da direção, António Peixoto, aproveitou ainda para anunciar o projeto futuro da sede com a criação de um “alpendre para abrigar a nossa carrinha”, anunciou.
“É sempre com sincero carinho que cá venho, com sincero gosto, porque me sinto sempre em casa, sempre me receberam muito bem, e digo isto do fundo do meu coração. Aliás, as padeirinhas são assim, recebem bem e acolhem bem, sempre com um sorriso. [Este é um grupo] com muito compromisso, com muita generosidade, com muita responsabilidade, e isso são de facto valores dos quais o movimento associativo não pode perder, se quer continuar e se quer perdurar, naquilo que são as gerações vindouras. Nós vemos aqui muitos de vocês que têm filhos que continuam este vosso serviço de comunidade e pela comunidade.”
Inês Lamego, vereadora da câmara municipal
“É um prazer imenso ter este grupo folclórico que faz um trabalho muito importante ao longo de todo o ano, com dedicação, muito voluntariosos, portanto não há palavras de facto para caracterizar um grupo que se dedica empenhadamente. É isso que caracteriza este grupo, é o empenho, é a cooperação e de facto tem com uma riqueza enorme no nosso conselho. E por isso desejar parabéns, desejar que continuem a fazer esse trabalho e espero que de facto tenham todos boas festas, um bom ano de 2024.”
Manuel Alberto, presidente da União de Freguesias de O. de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
“Há duas palavras que eu tenho para com este grupo folclórico, e naturalmente não só na perspetiva de presidente da FAMOA, mas também pessoalmente e também no âmbito associativo. Eu gosto de destacar aquilo que sempre foi o caminho que o Grupo Folclórico das “Padeirinhas de Ul” teve, que é compromisso e responsabilidade. Sim, fazem as coisas com compromisso. Aquilo que se propõe, fazem. Não precisam de levantar grandes bandeiras para o mostrar. Mostram aquilo que efetivamente se comprometem e que realizam. E isso é uma das maiores premissas que o movimento associativo pode ter com a sua comunidade, e neste caso com a comunidade de Ul e do município.”
Francisco Silva,
presidente da FAMOA