Em
Correio de Azeméis

5 Aug 2025

40 crianças participaram na Semana Artística da Escola da Banda de Música

Loureiro

Concerto de encerramento tomou conta do palco do Auditório do edifício da Junta de Freguesia de Loureiro

Loureiro> Convívio, Workshops e palestras marcaram iniciativa

A Escola Banda Música de Loureiro (EBML), com o apoio da Junta de Freguesia de Loureiro, transformou a freguesia num centro de cultura e aprendizagem musical entre os dias 30 de junho e 5 de julho. A “Semana Artística”, que contou com a participação de mais de 40 crianças e envolveu toda a comunidade, foi um período “recheado de aprendizagem, convívio, workshops, palestras, mas, acima de tudo, concertos e muita música”, de acordo com a informação enviada ao Correio de Azeméis.
Com inscrições abertas a alunos e não alunos da EBML, a semana incluiu diversas atividades. O Atelier Musical, orientado pelas professoras Andreia Soares, Catarina Silva e Ana Margarida Ramalho, permitiu aos participantes descobrir sons, aprender a ouvir e reproduzir, e experienciar vários instrumentos. Em paralelo, decorreu o Estágio de Orquestra de Sopros, sob a direção do maestro convidado Paulo Almeida, com o apoio dos professores Ricardo Costa, Hélder Barbosa, Catarina Silva, Filipe Valente e Rafael Soares nos ensaios de naipe. Este trabalho conjunto resultou no concerto de encerramento no dia 5 de julho no Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro.
A programação destacou ainda o “ Concerto à Luz das Velas”, realizado a 3 de julho na Capela de Alumieira, pelos alunos da EBML que já integram a Banda de Música. A Audição Final da Escola de Música, com a participação de todos os alunos, aconteceu no dia 4 de julho, no Auditório da Junta de Freguesia.
Para além da componente musical, a semana ofereceu palestras e workshops sobre temas relevantes. Otília Rios, do Okei Institute, abordou “Educação e Programação na Sociedade Atual” e “Comunicação interativa nas famílias e na Escola”. A professora Andreia Soares dinamizou um workshop de música direcionado para adultos. A Companhia dos Sopros também marcou presença, presenteando os participantes com uma palestra sobre a limpeza e manutenção de instrumentos musicais e participando no dia de encerramento.
A organização da primeira edição da “ Semana Artística EBML” agradeceu, ainda, a todos os que contribuíram com o seu tempo, dedicação, bens materiais e monetários, que, lê-se no comunicado, “ sem os quais não teria sido possível alcançar a qualidade e o sucesso do evento”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense não resistiu à pressão do FC Porto
1/02/2026
Leões mais eficazes na receção à Oliveirense
1/02/2026
Um ano onde a meta foi a solidariedade
1/02/2026
Concerto juntou bandas juvenis das freguesias vizinhas
1/02/2026
Cruz Peregrina
1/02/2026
Oliveirense perdeu em Valongo e ficou no 8º lugar
31/01/2026
‘Padeirinhas’ e ‘Cravos e Rosas’ mantêm vivas as tradições
31/01/2026
Kazuya Onohara volta a vestir a camisola da Oliveirense
31/01/2026