22 Jun 2022
Concerto inédito no V Encontro de Bandas Concelhias integrou o programa 37.20
Banda de Música de Carregosa
As seis bandas de música do concelho voltaram a juntar-se para realizar o V Encontro das Bandas Concelhias. Numa parceria com a câmara municipal e a Banda Musical de Fajões, o evento, que contou com cerca de 400 músicos, fez algo inédito ao promover um concerto conjunto entre as seis bandas que entoaram em sintonia na Praça da Cidade.
As bandas de Carregosa, Cucujães, Fajões, Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Santiago de Riba-Ul proporcionaram um dia recheado de música. O dia iniciou com o desfile das bandas na freguesia de Fajões, desde o quartel dos Bombeiros Voluntários de Fajões até ao edifício da junta de freguesia. Já na parte da tarde, na Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis, antes do concerto das seis bandas filarmónicas, a Banda Sinfónica da PSP também participou na iniciativa. O dia encerrou com uma marcha em homenagem a Artur Pinho — benemérito da Banda de Fajões — acompanhado do hino nacional.
Óscar Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Fajões, revelou-se, aos microfones da Azeméis TV/FM, orgulhoso pelo trabalho feito e honrado por receber as bandas do concelho de Oliveira de Azeméis.
“É com muito gosto que os recebemos cá. São primordiais e muito importantes para levarem o bom nome do concelho fora de portas. É importante eles trabalharem em conjunto, depois de uma paragem tão grande, este reinício e encontro certamente que fortalecerá a importância que têm. Aqui fizeram uma demonstração do trabalho desenvolvido ao longo de anos, e esta união entre todos demonstra bem que têm capacidade para manterem o estatuto que têm a nível local, nacional e até internacional”, enalteceu o presidente da Junta da Freguesia de Fajões, em declarações à Azeméis TV/FM.
Do programa musical do concerto constaram, entre outras, as obras ‘Fresco’, de Luca Francesconi, e ‘In C’, de Terry Riley, numa performance de dimensão raras vezes experimentada em Portugal e com direção simultânea de seis maestros.
“Somos um dos concelhos mais importantes a nível nacional em termos de presenças de bandas de música. (…) As pessoas estavam obviamente ansiosas por se libertar dos constrangimentos da pandemia e hoje é mais um sinal de que as nossas associações, as nossas bandas de música estão a regressar. Já têm muitas festas marcadas para este verão e nós sentimo-nos realmente muito felizes por isso (…).”
Rui Luzes Cabral, vereador da Cultura
“Isto significa o voltar à vida. (…) Poucos são os concelhos a nível nacional que se podem orgulhar de ter esta diversidade de bandas filarmónicas. Esta efeméride, que é o Encontro de Bandas do Concelho de Oliveira de Azeméis, é de extrema importância, porque traz, de forma conjunta, e é disto que o associativismo também vive, as seis bandas a um trabalho que mostra aquilo que todo o concelho tem. Uma cobertura interessante no que refere à cultura musical desde a formação, o envolvimento dos jovens e até à parte lúdica também promovida.”
Francisco Silva, presidente da FAMOA
“Isto é o retomar da atividade das filarmónicas, o regressar à normalidade, já podemos fazer este tipo de eventos, é o ano do regresso. Temos aqui as seis bandas reunidas, num convívio entre todos, estamos a falar de cerca de 400 músicos. Aproveitamos para partilhar conhecimentos, experiências e estreitar relações (…)”
António Aguiar, presidente da Banda de Música de Fajões
“Tem um significado especial, este ano, o encontro de bandas pelo seu regresso, este é um evento topo do concelho de Oliveira de Azeméis. (…) vem ajudar-nos a matar as saudades de ver estes filarmónicos todos alinhados. Ver 400 músicos a tocar em conjunto é algo para mais tarde recordar e ficará na história”
Manuel Terra, presidente da Banda de Música de Loureiro
“Voltamos quase à normalidade, já faziam falta eventos desta categoria e qualidade. Num concelho com seis bandas filarmónicas, é muito importante para todos os amantes da música e dos próprios músicos voltar a fazer o que mais gostam, que é tocar para as pessoas. (…)”
António Aguiar, presidente da Banda de Música de Carregosa
“É um regresso muito esperado, após uma paragem de dois anos, estávamos ansiosos por regressar. Estão todos contentes e animados, estavam cansados de estarem parados.”
Ana Silva, membro da direção da Banda Filarmónica Cucujanense
“É uma alegria vermos os músicos em convívio. Depois de dois anos confinados, sem festas e romarias é de salutar este convívio. Os ensaios correram muito bem e vai ser muito agradável. (…)”
Ana Júlia, presidente da Banda de Música de Santiago de Riba-Ul
“Além de termos a noção de que as pessoas estão ansiosas por ouvir as nossas filarmónicas, para nós também é motivo de conseguirmos prestar um serviço excelente. Este encontro de bandas proporciona que todas possam executar as suas peças dando o seu melhor, sendo isso o que nos motiva a estar aqui.”
José Rodrigues, presidente da Banda de Música de P. da Bemposta