Torneio do NAC continua a crescer

Cucujães Concelho

Torneio, denominado ‘Memorial António Pinho', é o mais antigo de Portugal

O Torneio mais antigo de partidas clássicas disputado em Portugal foi organizado, pela 42ª vez, pelo departamento de Xadrez do NAC, em colaboração com a Associação de Xadrez de Aveiro, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Junta de Freguesia da Vila de Cucujães. Ao longo de quatro dias (05, 06, 07 e 08 de dezembro) foram vários os jogos realizados. O torneio contou com participantes vindos de Espanha e de Angola e com outros jogadores do Brasil, Ucrânia, estes residentes em Portugal.

Entre os 50 participantes no torneio, o grande vencedor deste ano foi David Farias, do CX Colégio Português.

De acordo com Rui Costa, responsável pela secção de Xadrez do NAC, em declarações à Azeméis TV/FM, foram quatro dias de competição “muito intensa”. “Foram quatro dias de muito trabalho por parte da organização, mas são compensadores devido à satisfação de todos os atletas. Fizemos um esforço muito grande este ano, tanto a nível de prémios com a nível de organização, para termos melhores condições para os atletas”, explicou Rui Costa, adiantando que “o torneio tem crescido, mas nós nunca estamos satisfeitos. Podemos fazer mais e melhor”.

Hélder Simões, vereador do Desporto, enalteceu o trabalho do NAC que, há 42 anos, promove esta modalidade. “Que 2025 continue a ser uma etapa de sucesso do NAC. Um clube com esta diversidade enaltece e orgulha o concelho”, concluiu o autarca. Ricardo Santos, presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, confessou ser “uma alegria enorme ver tanta gente a jogar xadrez num fim de semana”

Já Joaquim Gregório, presidente do NAC, destacou os momentos de convívio entre todos os participantes no torneio.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Casa da Filarmonia: câmara fora do compasso com as seis bandas do concelho
3/02/2026
Jorge Pinto já não é treinador da Oliveirense
3/02/2026
Oliveirense é vice-campeã Distrital
3/02/2026
Oliveirense vai estar no Nacional
3/02/2026
À 4ª jornada sem vitórias
3/02/2026
Cucujães derrotado
3/02/2026
Sentido único
3/02/2026
Derrota em casa do líder
3/02/2026