8 Dec 2024
Torneio, denominado ‘Memorial António Pinho', é o mais antigo de Portugal
O Torneio mais antigo de partidas clássicas disputado em Portugal foi organizado, pela 42ª vez, pelo departamento de Xadrez do NAC, em colaboração com a Associação de Xadrez de Aveiro, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Junta de Freguesia da Vila de Cucujães. Ao longo de quatro dias (05, 06, 07 e 08 de dezembro) foram vários os jogos realizados. O torneio contou com participantes vindos de Espanha e de Angola e com outros jogadores do Brasil, Ucrânia, estes residentes em Portugal.
Entre os 50 participantes no torneio, o grande vencedor deste ano foi David Farias, do CX Colégio Português.
De acordo com Rui Costa, responsável pela secção de Xadrez do NAC, em declarações à Azeméis TV/FM, foram quatro dias de competição “muito intensa”. “Foram quatro dias de muito trabalho por parte da organização, mas são compensadores devido à satisfação de todos os atletas. Fizemos um esforço muito grande este ano, tanto a nível de prémios com a nível de organização, para termos melhores condições para os atletas”, explicou Rui Costa, adiantando que “o torneio tem crescido, mas nós nunca estamos satisfeitos. Podemos fazer mais e melhor”.
Hélder Simões, vereador do Desporto, enalteceu o trabalho do NAC que, há 42 anos, promove esta modalidade. “Que 2025 continue a ser uma etapa de sucesso do NAC. Um clube com esta diversidade enaltece e orgulha o concelho”, concluiu o autarca. Ricardo Santos, presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, confessou ser “uma alegria enorme ver tanta gente a jogar xadrez num fim de semana”
Já Joaquim Gregório, presidente do NAC, destacou os momentos de convívio entre todos os participantes no torneio.