6 Nov 2023
Contou com a presença de vários oradores internacionais
Organizado pela ESSNorteCVP e pelo CHEDV, o congresso deste ano teve como tema “Desafios e Inovação em Controlo de Infeção”. O evento, que contou com a presença de cerca de 900 inscritos, teve vários oradores internacionais, da Austrália, Malta, França, Suíça, Inglaterra e Espanha.
À Azeméis TV/FM, Fernanda Príncipe, presidente do congresso e vice-presidente do conselho da direção da ESSNorteCVP afirmou que “fazemos um balanço muito positivo, nós ao longo destes cinco anos temos crescido muito”, acrescentando que “tem sido extremamente importante para nós, tem sido um espaço aberto, de compartilha, de experiências, de insights, de procura de novas ideias e soluções para que todos em conjunto possamos criar boas práticas na área da prevenção e controle de infeções.”
Para Salete Mota, enfermeira no CHEDV e organizadora IACS, “O congresso tem vindo a crescer e esta edição foi espetacular. Eu vivo isto sempre com muita emoção, trago muitos amigos e todos os anos eles trazem pessoas novas”, acrescentando que “este congresso é diferente de outros congressos”.
Tal como nas edições anteriores, o congresso contou com a atribuição de um prémio de investigação, tendo sido este ano atribuído o valor de 1400€. Fernanda Príncipe espera que “este prémio seja um estímulo, para que os novos investigadores possam trazer o seu conhecimento ao nosso congresso e contribuir para o desenvolvimento científico desta área”.
A edição deste ano contou ainda com a criação de um hino, da autoria da enfermeira Salete Mota, que referiu que este hino foi “um desafio que um amigo me lançou” e que a ideia era fazerem “uma música onde as crianças alertavam para os problemas das bactérias, do controle da infeção.”
O evento decorreu, entre os dias 26 e 27 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.