Destaques Desporto União Desportiva Oliveirense
Grupo Onodera vai adquirir as ações e passa a ser o sócio maioritário da Oliveirense SAD
Os sócios da Oliveirense recusaram, em Assembleia Geral realizada na noite da passada quinta-feira, o direito de preferência do clube na alienação de 52,5 por cento do capital da Oliveirense SAD. Isto depois do dono da SAD unionista, Akihiro Kin, que detém 70 por cento da mesma através da empresa Nuts&About, ter apresentado à direção da Oliveirense uma proposta para a venda daquelas ações no valor de 3, 450 milhões de euros.
Rejeitada a possibilidade do clube adquirir aquela parte da SAD, os 52,5 por cento disponibilizados por Akihiro Kin vão ser vendidos ao, também japonês, Grupo Onodera e que, segundo avançou o presidente da Oliveirense, Horácio Bastos, atua em quatro áreas de negócio - agricultura, restauração, saúde e entretenimento - e já detém o clube de futebol Yokohama FC. “O objetivo deles é colocar a Oliveirense na I Liga para poderem também rentabilizar o negócio”, explicou Horácio Bastos, garantindo que a construção do novo centro de formação, que já estava contemplado na criação da SAD, em 2019, continua assegurada com a comparticipação de 1,5 milhões de euros: 500 mil euros pagos quando tudo estiver definido; 500 mil euros pagos em janeiro de 2023 e os restantes 500 mil euros pagos até janeiro de 2024. “O objetivo é construir o centro de treinos o mais rápido possível, porque a SAD paga todos os meses cerca de três mil euros em aluguer de campos para a equipa treinar”, justificou o presidente, adiantando que o local para a construção do centro de formação já está escolhido, mas ainda não foi revelado por estarem ainda a decorrer as negociações.
Na origem da venda dos 52,5 por cento podem estar dificuldades económicas do até agora sócio maioritário da SAD da Oliveirense. “Ele acha que não está com capacidade para meter a Oliveirense na I Liga e para construir o centro de formação e esta é a única forma de rentabilizar o negócio”, revelou o presidente da direção unionista, lembrando que, “todos os meses” Akihiro Kin deposita 100 mil euros na Oliveirense.
A venda dos 52,5 por cento do capital da SAD ao novo acionista deve ocorrer ainda esta sexta-feira.