“60 anos de atividade minha, 60 anos de atividade da Proleite”

Loureiro Destaques Empresas e Empresários Concelho

Casimiro de Almeida cessou ligação ao setor no passado mês de setembro

Um dos rostos da Proleite é o comendador Casimiro de Almeida. Fundador da marca Mimosa e da empresa Lactogal, em entrevista à Azeméis TV/FM, revelou que tem tantos anos ligado ao setor lácteo, quanto anos fez a Proleite, 60 anos. Sendo que, terminou oficialmente a sua ligação ao setor do leite, no passado mês de setembro.

“Eu vivi estes anos todos, até ao ano de 1995, ligado diretamente à Proleite. A partir de 1995, diretamente na Lactogal. Agora em setembro, terminei a minha ligação ao setor lácteo. Portanto, eu vivi todos os acontecimentos da Proleite, estive ligado à Fundação da Lactogal, sei que tive aí uma influência grande, embora não tenha sido eu que fundei a Lactogal, claro que houve alguém que fez com que esse movimento surgisse e eu estive na origem desse movimento. Desde o arranque da Proleite, em instalações precaríssimas, até áquilo que ela hoje tem, tudo isso foi acompanhado por mim. Desde o lançamento do leite pasteurizado em garrafa, o leite ultrapasteurizado em embalagem de cartão, o lançamento de iogurtes, a construção da fábrica, ao incêndio da fábrica e a sua reconstrução. O mais importante nessa altura do incêndio da fábrica, não foi construir uma nova, foi salvar a marca Mimosa. Foi muito mais importante salvar a marca Mimosa, evitar que ela saísse das prateleiras da grande distribuição, porque se ela tivesse saído jamais teria entrado. A dimensão da Proleite hoje e da marca Mimosa nunca seria a mesma se isso tivesse acontecido.”
 

O reconhecimento público a Casimiro de Almeida

“O meu reconhecimento ao senhor comendador Casimiro de Almeida, pelo contributo para este setor. Hoje a marca mais reconhecida pelas famílias portuguesas é uma criação sua, os números do setor não seriam os mesmo sem o seu contributo.”

Vitor Santos, presidente do conselho de administração da Proleite

“Acredito que o facto de sermos inicialmente uma cooperativa de pequena dimensão que esteve adormecida durante 20 anos, mas que teve a sorte de expor de um quadro de gestão profissional empenhado, tenha sido determinante no seu crescimento. Destaco uma pessoa que esteve bem envolvida no sucesso da nossa organização, o comendador Casimiro de Almeida.”

Manuel dos Santos Gomes,presidente do  conselho  de administração da Proleite, ao longo de 35 anos 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Manhã de homenagem a Aldina Valente
10/06/2026
Largo das Manguelas volta a receber mercado
10/06/2026
Quarteto da Oliveirense na seleção nacional de sub-17
9/06/2026
Terceira idade > Muitas vezes o que se construiu uma vida inteira termina reduzido a “um quarto, uma mesa de cabeceira e fotografias”
9/06/2026
Famílias e cuidadores chamados a preparar o regresso a casa > "Não abandonem os vossos idosos"
9/06/2026
Jovens da Escola do Benfica visitam pavilhão Fidelidade e conhecem Neemias Queta
8/06/2026
Oliveirense junta família do hóquei em dia de convívio
8/06/2026
O Estádio Carlos Osório recebe as seleções do Brasil e Coreia do Sul
8/06/2026