Em
Correio de Azeméis

13 Mar 2025

8 de Março - Dia Internacional da Mulher, um símbolo da luta e aspiração das mulheres à emancipação social

Opinião

> Ana Isaura Costa

Assinalar o Dia Internacional da Mulher é prosseguir com o simbolismo desta data, que, desde 1910, se transformou num símbolo da luta das mulheres em todo o Mundo pelos direitos das mulheres, por justiça social e pela Paz. 
Em Portugal, num tempo em que era proibida a sua comemoração, as mulheres assumiram esta data como um símbolo de luta pelo derrube do fascismo, contra a guerra, por melhores salários e condições de vida dignas, pela liberdade e por direitos. 
Desde a primeira comemoração em liberdade e democracia  - 8 de Março de 1975 - até aos nossos dias, o Dia Internacional da Mulher tem sido uma oportunidade para dar voz às mulheres na sua exigência de igualdade no trabalho, na família e na sociedade nos 365 dias do ano. 
As condições de vida das mulheres trabalhadoras têm-se agravado fortemente com o custo de vida a aumentar, o acesso à habitação cada vez mais dificultado bem como os serviços públicos a desagradar-se por opção e ação deliberada do Governo. No plano laboral, os salários são baixos; a precariedade é elevada; os horários são longos e desregulados; a proteção no desemprego é insuficiente e a pobreza está instalada. Além disso, aumentam as discriminações e a dificuldade em conciliar a vida pessoal e familiar com o trabalho bem como cresce o desemprego,  É indispensável a valorização da participação das mulheres na sociedade, a fim de serem realizadas políticas que ponham termo às persistentes desigualdades e discriminações. Além disso, importa impedir a limitação do exercício de direitos no trabalho, respeitando ainda a vida familiar e a maternidade em condições dignas, garantido também acesso a cuidados de saúde (em particular,  sexual e reprodutiva) bem como participação na política, na cultura e no desporto. As mulheres continuam a enfrentar várias formas de violência, nomeadamente a  doméstica e a exploração na prostituição.  É necessário lutar pela defesa de mais e melhores serviços públicos de proximidade e qualidade, sendo condição necessária para efectivar a igualdade, em especial no SNS, assegurando o direito de todos à saúde, o adequado acompanhamento da gravidez assim como do parto hospitalar e o cumprimento da lei da IVG. É urgente exigir responsabilidade do Estado no reforço de recursos humanos, técnicos e financeiros para que os serviços públicos – centros de saúde, hospitais, escolas, universidades, forças de segurança, policia criminal, Ministério Público e serviços de segurança social – possam concorrer para a eficácia dos instrumentos legais de prevenção da violência doméstica, de adequada protecção das vitimas, de uma efetiva intervenção com programas dirigidos aos agressores para prevenir e combater a reincidência desta grave prática social. 
É fundamental uma Estratégia de Prevenção e combate à exploração das mulheres na prostituição, com a implementação de programas de saída para quem  queira. Naturalmente, tem de ser uma estratégia que não criminalize, nem estigmatize as mulheres. Pelo contrário, deve mostrar que o Estado tem de reconhecer que estamos perante uma intolerável forma de violência sobre as mulheres sujeitas a este negócio sórdido, mas que igualmente atenta contra a dignidade e direitos de todas as mulheres.
As mulheres, enquanto trabalhadoras, mães, avós, estudantes, devem ver reconhecido o valor da sua imprescindível participação como motor transformador da sociedade,  no Concelho de Oliveira de Azeméis. Foi com este propósito reivindicativo que as mulheres  participaram na manifestação do MDM – Movimento Democrático de Mulheres -, no dia 8 de Março,em Aveiro.


Ana Isaura Costa, Núcleo do MDM Oliveira de Azeméis 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 inaugurada na Casa da Leitura de Cesar
6/02/2026
Acompanhamento da 2ª volta das Eleições Presidenciais 2026
6/02/2026
Grupo Amigos do Poli vai ser transformado em associação
6/02/2026
Derrota faz cair a Oliveirense para o 4º lugar da Champions
5/02/2026
Festa de Carnaval
5/02/2026
Concerto de Carnaval
5/02/2026
Politicamente (in)correto
5/02/2026
Pensar o futuro
5/02/2026