16 Oct 2024
Irmã Conceição faleceu no passado dia 02 de outubro
Foi há 93 anos, na vila de Porto Mós (Leiria) que nasceu a Irmã Conceição, tendo no passado dia 02 de outubro falecido na Casa Provincial das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Lisboa.
Com uma vida dedicada aos mais vulneráveis e à enfermagem, foi na Vila de Cucujães que a Irmã Maria da Conceição de Jesus Laranjeiro dedicou mais de 40 anos, numa vida de serviço e amor ao próximo.
Irmã da ‘Mota’ como era carinhosamente apelidada, transformou “a sociedade de Oliveira de Azeméis através da sua ação humanitária, do seu carisma vicentino, do seu exemplo de determinação e empreendedorismo e do seu amor ao próximo”, pode-se ler no voto de pesar apresentado pelos deputados do PSD eleitos por Aveiro.
A condecoração pelas mãos de Cavaco Silva
Foi em 2009, que a Irmã Conceição foi condecorada com o grau Comendador da Ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República da altura, Cavaco Silva, com uma vida dedicada aos outros, sobretudo aos mais frágeis, aos mais pobres e aos jovens.
Voto de pesar aprovado em Assembleia da República
Após o falecimento da Irmã Conceição, os deputados do PSD eleitos por Aveiro, apresentaram em Assembleia de República, o pedido de voto de pesar, tendo sido aprovado por unanimidade. No voto de pesar apresentado, os deputados descrevem a Irmã Conceição como uma “mulher corajosa, alegre e determinada, transformou a sociedade de Oliveira de Azeméis através da sua ação humanitária, do seu carisma vicentino, do seu exemplo de determinação e empreendedorismo e do seu amor ao próximo”.
A Fundadora
Para além das várias boas ações que realizou ao longo da sua vida, prestando auxílio a todos os que necessitavam, a Irmã Conceição foi ainda fundadora do Núcleo da Cruz Vermelha de Cucujães, bem como das Conferências Vicentinas, “que ainda hoje prestam assistência a centenas de famílias carenciadas”. Fundou ainda em Portugal a associação Juvenil Juventude Mariana Vicentina, um dos maiores movimentos eclesiais juvenis do país. Fundou ainda o grupo Gaudete, em 1971, os Peregrinos da Paz e ainda a Associação da Medalha Milagrosa.
Enfermeira para os mais necessitados
A Irmã Conceição dedicou ainda cerca de três décadas à enfermagem, antes da criação do Serviço Nacional de Saúde, tendo prestado cuidados de saúde gratuitos a quem não tinha acesso a qualquer assistência, primeiro no dispensário da Gandarinha e depois na Casa do Povo no Picoto. Com a criação do SNS continuou a prestar assistência no centro de saúde e ao domicílio aos mais carenciados.
Casas para os mais pobres
Há mais de 40 anos, preocupada com as carências habitacionais de famílias mais frágeis, construiu, com as Conferências Vicentinas, o bairro de S. Vicente de Paulo, mais conhecido por bairro dos pobres, com quatro casas, onde ao longo dos anos foram sendo alojadas muitas famílias que não tinham possibilidade de pagar as rendas do mercado de arrendamento.