Cesar vai homenagear o Dr. António Vasconcelos

Carlos Costa Gomes

NA PRÓXIMA SEXTAFEIRA, NO ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO A VILA

Carlos Costa Gomes *

“Médico de aldeia” é a designação que o próprio Dr. António Vasconcelos considerou ser quando, na conclusão do curso de medicina lhe perguntaram qual a especialidade médica queria seguir. De facto, para espanto dos seus “mestres”, a decisão do jovem médico mostrou bem desejo de servir a população naquilo que hoje se designa de cuidados primários, ou melhor, dos primeiros cuidados de saúde a ser ministrados às pessoas. Se este foi, desde sempre o desejo do Dr. António Praça de Vasconcelos, a verdade que tal desejo se tornou numa norma ética e profissional seguida desde sempre pelo médico cesarense. 
Em Cesar e nas freguesias vizinhas, bem nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca, S. João da Madeira, Feira, entre tantos outros, não há quem não conheça o médico que decidiu ser o médico do povo. Particularmente em Cesar, não há família que não tenha sido consultada pelo Dr.º António Vasconcelos. O médico conhece muito bem quais as maleitas, quer biológicas, quer biográficas deste povo milenar que nos seus sessenta anos de atividade ininterrupta a ele ocorreram e ainda o procuram para uma consulta médica ou para um aconselhamento moral ou emocional. 
Na verdade, se uma há pessoa em Cesar que colhe, diríamos, a unanimidade dos cesarenses, ela é o Dr.º António Praça de Vasconcelos. O médico do povo ou o médico de aldeia que sempre esteve, e ainda está, disponível e solícito para quem dos serviços dele necessitou ou necessita. A par desta disponibilidade, juntam-se as consultas médicas gratuitas, incontáveis, para tantas e tantas pessoas de condições económica menos favorecidas. 
Mas se estas qualidades por si só já são valiosas, a estas podemos acrescentar a humanidade do médico de Cesar. Para além da sua competência científica e técnica, António Praça de Vasconcelos é detentor de uma qualidade moral e ética de excelência. Para o médico de Cesar nunca houve doenças, mas pessoas doentes. Pois antes da doença de que a pessoa sofre, muitas delas com a cura biológica possível, está a pessoa que, não raras vezes, necessitava de uma cura espiritual e emocional. Sim, nas milhares de pessoas consultadas a muitas deu resposta médica com sucesso; a outras para as quais não tinha as respostas científicas que pudessem reverter favoravelmente o quadro clínico, nunca as abandonou com o seu dedicado saber humano no acompanhamento do viver sofrido das pessoas que não conseguiu salvar. 
Muitas razões poderíamos evocar. Mas elas são, com certeza, conhecidas pela maioria dos cesarenses. Mas podemos evocar este homem, este médico, este marido e pai que muitos fez e ainda faz pela terra que o viu nascer, crescer formar-se médico e a esta terra dedicou a sua atividade. E por isso a Junta e Assembleia de Freguesia de Cesar, vai atribuir ao Dr. António de Azevedo Praça de Vasconcelos, a Medalha de Cidadão de Honra da Vila de Cesar (grau ouro), distinguindo desta forma os relevantes serviços prestados à comunidade local.
Neste sentido, convida-se toda a população a participar e marcar presença na sessão de homenagem ao Dr.ª António Praça de Vasconcelos que a Junta e Assembleia de Freguesia de Cesar vai realizar no dia 20 de maio de 2022, às 18h00, dia em que se comemora a elevação de Cesar à categoria de vila.
* Presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Vet + Saúde promoveu iniciativa pioneira
9/10/2024
Novo quiosque ‘Habitus’ promete ser diferente
9/10/2024
Oliveira de Azeméis voltou a celebrar S.Miguel
9/10/2024
Pavilhão cheio para o I Festival de Música e Dança
9/10/2024
“Temos de preservar os nossos antepassados”
9/10/2024
TAL apresentou ‘Inspetor Geral’ 40 anos depois
9/10/2024
102º aniversário do Correio de Azeméis
9/10/2024
“O meu pai tinha uma artéria [artística] e eu, se tiver, é uma veia pequenina”
9/10/2024