Em
Correio de Azeméis

1 Apr 2025

A Azeméis TV/FM questionou oliveirenses sobre o casamento

Concelho

Falta de confiança, medo de compromisso e questões financeiras são apontadas como razões para diminuição do número de casamentos

> Opiniões sobre o "grande dia" são muito diversas

No âmbito do especial desta terça-feira, a Azeméis TV/FM saiu às ruas de Oliveira de Azeméis para falar com os cidadãos sobre o casamento e o seu significado. Segundo os dados da Pordata, o número de matrimónios celebrados, em Portugal, tem vindo a decrescer nas últimas décadas: os oliveirenses apontam potenciais causas.

 

“Já sou casado há cerca de vinte anos e o casamento significa o estar bem com a família, também já tenho uma filha. Gosto muito da minha mulher e da minha filha, o amor continua a ser o mesmo. Acho que o número de casamentos tem diminuído, porque os tempos são outros. A juventude quer noitadas e não gosta muito de compromissos, a questão financeira também pode ser um problema. Mas o casamento continua a ter importância, gostava que a minha filha se casasse um dia”
Avelino Maia, 62 anos

 

“Gostava de me casar um dia, acho que o casamento é importante: é uma junção interna entre duas pessoas e dá um sentido à vida. Acho que o número de casamentos tem diminuído, porque há falta de confiança entre as pessoas. Talvez haja falta de união e de compromisso. Acho que os jovens já não ligam tanto ao casamento, mas acho que é por causa da confiança”
Diogo Tavares, 15 anos


“Gostava de, um dia, me casar. Acho que é um sinal de união, amizade e, acima de tudo, de respeito entre duas pessoas. Mas, cada vez mais, as pessoas não querem ter compromissos, nem responsabilidades com ninguém
Rodrigo Silva, 15 anos

 

“Nunca quis casar-me, acho que para uma relação dar certo não precisa de ter como objetivo o casamento. O que interessa acima de tudo é o que cada um pensa o que é um compromisso e aceitá-lo. Já trabalhei na área dos casamentos e acho que estão a começar aumentar, porque, hoje em dia, as meninas têm muito aquela ideia do casamento como um conto de fadas e querem casar para terem o seu momento de princesa. Hoje fazemos scroll nas redes sociais e vemos as receções imensas e os vestidos lindíssimos e imaginam um casamento daqueles”
Margarida Silva, 39 anos

 

“Não faz parte dos meus planos, nem gostaria de me casar. Acho que é muito dispendioso e exibicionista. Mas acho que as pessoas hoje em dia estão dispostas a gastar muito dinheiro para mostrarem algo aos outros. O significado [de uma relação] está nos sentimentos das pessoas e não num papel”
Mariana Martins, 29 anos
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Projeto ‘Brave Hands’ trouxe jovens estrangeiros a Oliveira de Azeméis para preservar o concelho
2/04/2025
Ana de Jesus vai candidatar-se à Junta de Freguesia de Cucujães
2/04/2025
Hospital de S. Miguel com mais lugares de estacionamento
2/04/2025
ULS Entre Douro e Vouga inicia investigação clínica com tratamento inovador para a Esclerose Múltipla
2/04/2025
Neon Run em Oliveira de Azeméis
2/04/2025
Grande Prémio S. Paio - Paulo Ferreira
2/04/2025
5.º Passeio Old Riders
2/04/2025
Terceira Gala d'a Noz decorre a 12 de abril
2/04/2025