A Balada de Nova York

Helena Terra

> Helena Terra

Na última semana várias foram as eleições locais americanas cujo resultado pode abalar as bases do Trumpismo, enquanto, anima “as tropas” democratas. 
Exemplos disto foram as eleições locais nos Estados da Virgínia e New Jersey e as eleições para a Câmara de Nova York. 
Os eleitores de New Jersey e da Virgínia escolheram os seus governadores e esta escolha ditou a vitória dos dois candidatos democratas. Uma vitória que pode e deve ser lida como um sinal de desgaste do Trumpismo e das suas políticas ultranacionalistas, populistas e protecionistas.
Em Nova York o candidato apoiado pelos democratas venceu a Câmara. Zohran Mamdani é o novo mayor de Nova York e é tido pelos democratas e por toda a esquerda como o modelo político a seguir para recuperar eleitorado. Zohran Mamdani é filho de imigrantes ugandeses e indianos, cresceu entre o Uganda, a África do Sul e o bairro multicultural de Queens. O pai é académico; a mãe, realizadora de cinema. Viveu sempre entre línguas, culturas e geografias — e essa multiplicidade tornou-se a espinha dorsal da sua forma de ver a cidade e o mundo. Com apenas 33 anos desafiou o sistema com propostas ousadas e uma história pessoal que aproxima a política da vida real e assim se tornou o presidente da Câmara de Nova York. Mamdani é o primeiro presidente muçulmano da Câmara de Nova Iorque e é o mais jovem em mais de um século. As grandes novidades do seu programa eleitoral preveem um plano para criar o primeiro programa universal de creches gratuitas para crianças entre as 6 semanas e os 5 anos de idade na cidade de Nova York, tornar os transportes públicos municipais gratuitos e congelar as rendas para cerca de um milhão de inquilinos. De notar que Nova Iorque é considerada a cidade mais rica do mundo do ponto de vista financeiro e político, principalmente devido à sua posição como centro global de finanças, tecnologia, média e moda. É sede da Bolsa de Nova Iorque (Wall Street) e abriga uma vasta concentração de milionários e bilionários. E diz-se, também, que é a cidade que nunca dorme para tentar descrever a sua energia cultural constante, a diversidade de atividades, e a sensação de que há sempre algo a acontecer. O significado político quer das eleições estaduais da Virgínia e de New Jersey, quer das eleições autárquicas de Nova York ultrapassa a dimensão local e nacional, na medida em que traduz a opção pela estabilidade institucional, pela previsibilidade económica e pelo multilateralismo, fatores que, como sabemos, influenciam o ambiente económico e dos negócios tanto no plano nacional como no plano internacional. Para as empresas estrangeiras com particular enfoque nas empresas europeias, pode significar novas oportunidades de acordos bilaterais. Para as empresas portuguesas, o sinal é claro – os E.U.A. continuam a ser um mercado de oportunidades, o principal destino das exportações nacionais e um mercado de destino estratégico com um volume significativo de negócios na área dos produtos industriais. 
Atenta a vocação exportadora do nosso tecido industrial, as notícias vindas dos estados unidos são boas notícias para nós.

 * Advogada
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Faleceu o padre Albino Fernandes
28/11/2025
Três décadas de adaptação e parceria no coração da indústria
28/11/2025
CENFIM consolida papel estratégico na formação técnica
28/11/2025
Mário Rebelo: “Foram os moldes que trouxeram a tecnologia para Portugal”
28/11/2025
Moldoplástico: o berço da pujança industrial do concelho
28/11/2025
Um pinheirense entre os Campeões do Mundo por Portugal
27/11/2025
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025
Forças policiais e familiares procuram idosa desaparecida desde ontem
27/11/2025