A caça ao tesouro português

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

A caça aos jovens portugueses por países estrangeiros é já uma realidade que nos ameaça.
O Canadá abriu um centro de requisição de vistos em Lisboa disponibilizando aos portugueses “mais flexibilidade, acessibilidade, para visitarem, estudarem e trabalharem no país”.
O nosso país investe cerca de 100 mil euros em cada jovem licenciado. São 20 mil o número de licenciados que emigram todos os anos. 40 por cento dos 50 mil licenciados anualmente.
Um inquérito da Associação Académica da Universidade de Coimbra, conclui que cerca de 70% dos estudantes têm intenção de emigrar. Um outro inquérito realizado pela Federação Académica do Porto revela que mais de metade dos alunos da Universidade do Porto admite sair de Portugal,
Uma sondagem recente concluiu que os nossos jovens estão conscientes das potencialidades da economia portuguesa e a maioria considera que o país é “bom para viver”. Mas, os motivos que empurram para a emigração são os salários baixos e reduzido poder de compra, com impostos penalizadores do sucesso e do emprego. Como revelam os elevados custos que tornam as empresas pouco competitivas com a enorme carga fiscal sobre o trabalho.
Portugal tem a 8.ª maior taxa de emigração do mundo e a 4.ª da Europa. Na última década, Portugal perdeu 742 mil portugueses. Desses, 194 mil tinham curso superior. 
É preocupante. É um desafio para toda a sociedade portuguesa, que vê os seus filhos partirem. Para desgosto das famílias. Para prejuízo do país que deles bem necessita. Perdendo o investimento feito na sua formação de cerca de 100 mil euros. 
           

* jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Escola Ferreira de Castro foi assaltada
29/04/2024
Hóquei Feminino: Escola Livre não passou teste da Feira
29/04/2024
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024