A democracia não pode perder a imprensa independente

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

A situação grave em que se encontra um dos maiores grupos de comunicação social do país tem que ser um alerta. O grupo JN já não consegue disfarçar a incapacidade para cumprir a secular tradição de garantir o direito de informar e de ser informado. Há muito que vem a reduzir trabalhadores e consequentemente a reduzir a qualidade. O número de leitores reduz, a audiência diminui, a publicidade também. É um círculo vicioso que pode acabar mal. É o caso. 
A essência da democracia é garantir que haja uma imprensa independente de poderes políticos e económicos. Só assim pode ser assegurado um jornalismo que sirva o interesse público. Uma imprensa que seja o quarto poder e não o quarto do poder.
O grupo JN/TSF/DN passou da propriedade do estado para a Lusomundo, que dominava o mundo do cinema. Depois foi comprada pelo grupo Olivedesportos, que detinha O Jogo. E daí até cá foi passando de mãos, reduzindo quadros, qualidade, diminuindo o investimento. Acabou propriedade de um fundo do qual nada se sabe. Sabe-se que tem sede nas Bahamas, um paraíso fiscal. Ninguém sabe quem é o dono. 
Deve ser colocada com a questão de saber como é possível isto estar a acontecer. Existindo leis muito claras sobre a transparência das empresas. Com regulamentos muito exigentes, para não existir concentração. E também acautela a participação de entidades estrangeiras. Cabe à Entidade Reguladora assegurar essa fiscalização. O que tem feito (às vezes com exagerada atenção na imprensa regional). 
Que se passa afinal? 

 

* jornalista, presidente da Associação 
Nacional da Imprensa Regional 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Empate a fechar o mês
30/03/2025
Resultados desportivos de domingo, 30 de março
30/03/2025
Schmidt Light Metal foi declarada insolvente
30/03/2025
XXV Prova de Atletismo de Cesar com mais de 500 participantes
30/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 29 de março
30/03/2025
Concerto de Apresentação de Nova Época da Banda de Música de Loureiro
29/03/2025
Oliveirense, Tondela e Sub-19 homenagearam Yvann Martins
29/03/2025
Ana de Jesus está a considerar candidatura à Junta de Freguesia de Cucujães
29/03/2025