A dupla missão dos professores

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Claro que os professores são uma classe respeitada e que faz por o merecer. É compreensível que lutem por melhores condições. É aceitável que exerçam o direito à greve. Mesmo com o reconhecido prejuízo das nossas crianças e jovens.

Não acredito que os professores se revejam em formas de luta de aceitação duvidosa. Tenho sérias reservas que os professores concordem que vale tudo. Tenho a firme convicção que os professores desejam manifestar-se de forma correta e urbana. Sem violência verbal de duvidosa aceitação, que não respeite e que retire a autoridade e a simpatia pelas suas causas.
Aceitamos que os professores se manifestem, que façam greve, mas também exigimos que o façam sem perderem a responsabilidade de terem que ser um exemplo para as crianças e jovens. 
A reivindicação de melhores condições de trabalho e vida é um direito democrático que os nossos jovens devem aprender a saber exercer. Mas, devem aprender a fazê-lo com respeito por formas de luta que não ultrapassem o limite do razoável. Os professores tem esta dupla e exigente missão.  
Naturalmente que estou a falar da reprovável manifestação de (supostos…) professores nas celebrações do Dia de Portugal. Não será um pequeno grupo de ‘desviados’ que nos retirarão a excelente opinião que temos dos profissionais que ensinam as nossas crianças e jovens. Um punhado de radicais que não querem respeitar os valores democráticos, onde o direto a exigir melhores condições não se pode confundir com ataques pessoais ou incitamentos a violência, verbal ou outra. 
* jornalista, presidente da  Ass. Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense em vantagem nos quartos de final
19/05/2024
Só um ‘milagre’ evita a descida do FC Cesarense
19/05/2024
SC Bustelo fica no Campeonato Sabseg
19/05/2024
Faleceu Norberto Martins
19/05/2024
Oliveirense despede-se com derrota diante o Leixões
19/05/2024
“Foi uma reconhecida benemérita da comunidade de Oliveira de Azemeis”
18/05/2024
Faleceu Aldina Valente
18/05/2024
Oliveirense vence o Póvoa e segue para as meias-finais
17/05/2024