20 Dec 2023
> Vicentinos alertam para o aumento de famílias carenciadas
Os Vicentinos de Oliveira de Azeméis voltaram a proporcionar a sua campanha de Natal de angariação de cabazes às famílias carenciadas do concelho de Oliveira de Azeméis.
Do ano passado, para este ano, o número de cabazes passou de 40 para 50, um sinal de que as necessidades de carência têm aumentado. Conforme nos explicou Artur Maia, presidente dos vicentinos, e Jéssica Pires, vice-presidente, mesmo ao longo do ano, já são 24 as famílias que o grupo ajuda com produtos alimentícios e fármacos.
A campanha de Natal
“A campanha de Natal está a correr na normalidade, temos tido muito apoio a nível de empresas e dos paroquianos de Oliveira de Azeméis. As pessoas têm aderido e tem sido uma mais valia para esta altura do Natal, em dar todos aquelas pessoas que necessitamum conforto”
Artur Maia, presidente dos Vicentinos
Mais famílias com dificuldades
“Acho que quantos mais cabazes existem, maior é a pobreza, o que é menos positivo. Estes últimos meses temos sentido isso, o número de famílias que ajudamos mensalmente tem aumentado, e no Natal há sempre mais. A junta também nos dá um apoio muito grande, que nos permitiu reforçar ainda mais o cabaz. Temos bacalhau, um bolo rei, frutos secos, chocolates, ou seja, são cabazes mais recheados e natalícios, diferentes daqueles ao longo do ano.”
Jéssica Pires, vice-presidente dos Vicentinos
“Estes dois próximos anos vão ser muito difíceis para todos, mas nós estamos minimamente preparados.Os tempos como estão a decorrer, vão aparecer muitas mais famílias a bater às portas dos vicentinos. E isso já se tem sentido, só no último sábado bateram à porta cinco novas famílias a pedir ajuda e casos muito mais preocupantes e urgentes."
Artur Maia, presidente dos Vicentinos