7 Aug 2024
Padre José Manuel Lima anunciou, na Azeméis TV/FM, que o Bispo da Diocese do Porto escolheu o Santuário de La Salette como local de peregrinação jubilar, que se vai celebrar em 2025 em Roma
>Santuário de La Salette será local de peregrinação jubilar
Milhares de fiéis acorrem a Oliveira de Azeméis neste período das Festas de La Salette. A Procissão das Velas (04 de agosto) e a Procissão do Triunfo (11 de agosto) é, para muitos, dois momentos de reflexão e oração obrigatórias nestas festas. No entanto, como contou, à Azeméis TV/FM, o padre José Manuel Lima, da paróquia de São Miguel de Oliveira de Azeméis, estes são os dois “momentos exteriores mais intensos”, porque a festa tem outros momentos religiosos igualmente importantes. Além, disto o padre José Manuel Lima revelou a temática de reflexão deste ano associada ao Jubileu que acontece no próximo ano em Roma.
“A festa faz-se no interior, no coração de cada um de nós”. “A nível dos acontecimentos, das celebrações em si, não há novidade nenhuma, porque temos uma estrutura celebrativa da festa já muito bonita há vários anos, e acho que funciona bem. Sempre nesta dinâmica de fazermos a festa em honra de Nossa Senhora de La Salette, no seu exterior, para também que de alguma forma corresponda ao interior do nosso coração. A festa, faz-se no interior, no coração. Faz-se no coração de cada um de nós, no meu coração, no coração das famílias, no coração da cidade, no coração da comunidade cristã católica.”
Os três momentos eucarísticos. Bispo Auxiliar do Porto vai presidir à missa de domingo, 11 de agosto. “Convém não esquecermos que a festa abriu com a missa na La Salette, no passado domingo às 11h30. E a festa termina depois na segunda-feira seguinte, no feriado municipal, com missa. Portanto, de alguma maneira, há três momentos eucarísticos. O principal será, no dia 11, o dia da festa, às 11h, na nossa Igreja Matriz, com a presença do Dom Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto. Vamos ter, neste ano, a celebração do Crisma de alguns dos nossos jovens e de alguns dos nossos cristãos católicos adultos que se prepararam para o Crisma. Terminamos com a missa na La Salette também na segunda-feira, dia do feriado, onde vamos fazer missa campal. O tempo de certeza que nos vai ajudar e permitir, e terminamos assim a festa em Ação de Graças.”
Refletir na Eucaristia “que nos faz peregrinos da esperança”. “Eu saliento esta dimensão das três missas porque, não é para compará-las apenas às duas procissões, é porque na temática deste ano (…) vamos aproveitar uma dinâmica que está a viver a igreja universal e a igreja nacional, que é a dimensão da Eucaristia. Porquê? Porque nós tivemos em maio o Congresso Eucarístico Nacional, que foi em Braga, onde fez cem anos desde o primeiro congresso. E uma das marcas da nossa paróquia, penso que à volta da década de 60, houve um grande Congresso Eucarístico na paróquia de Oliveira de Azeméis. Em setembro de 08 a 15, vamos ao Congresso Eucarístico Internacional, no Equador. [Assim], a temática que nós queremos é refletir um bocadinho na Eucaristia que nos faz peregrinos de esperança. Vamos ligar essa dinâmica da Eucaristia à dinâmica da esperança que vai ser exatamente o tema do jubileu do próximo ano.”
Padroeiro São Miguel a 29 de setembro. “Vamos celebrar com muito agrado a 29 de setembro, o nosso padroeiro, São Miguel. Vamos ter missa de festa, que coincide com o domingo, e este ano vamos aprofundar um bocadinho mais a dimensão da festa no exterior da missa. Teremos comes e bebes, porco no espeto, no nosso adro da igreja. É a primeira vez que fazemos essa dinâmica no nosso padroeiro."
Santuário da La Salette eleito local de peregrinação jubilar pelo Bispo. “Ao iniciar este ano do jubileu, mais uma vez, vamos ter o nosso santuário da Nossa Senhora de La Salette como local de peregrinação. O cristão é todo convidado a fazer uma peregrinação, por isso alguns vão peregrinar a Roma, outros podem peregrinar à Sé Catedral do Porto, mas, outros podem não ter essa possibilidade. Então basta peregrinar a La Salette, foi um dos locais escolhidos pelo nosso Bispo para ser na vigararia local de peregrinação jubilar. É um ponto de referência a nível de ano jubilar para peregrinos.”