Em
Correio de Azeméis

19 Sep 2023

A geração dos (menos de) mil euros

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“Estou a ficar sem amigos, estão todos a emigrar!”. A jovem desabafava, explicando os motivos destes seus amigos. O nosso país não oferece oportunidades para trabalhar com remuneração adequada. “E para a maioria nem sequer tem emprego!”. A jovem revelou que decidiu “abrir um negócio com uma amiga. Era muito interessante”.

.Mas, “eram tantas as exigências burocráticas que desisti”. Sobretudo as responsabilidades de caráter fiscal. O técnico de contas que consultaram forneceu uma “assustadora” lista de burocracias e os impostos que teriam de pagar. “E o contabilista explicou bem que a todo o momento o fisco pode decidir cobrar mais impostos, se achar que as despesas são elevadas, na opinião deles. Mesmo que sejam verdadeiras!”. 
Emigrar? A jovem não quer, diz estar muito próxima dos pais, é filha única e não quer viver longe deles. “Se não fosse isso, já cá não estava!”, garante. É licenciada, já passou dos trinta, tem emprego, mas pertence à geração dos menos de mil euros, como máximo de ganho mensal. Viatura própria? Nem pensar. “O meu pai já me disse que oferecia uma, mas não quero sacrifica-los mais”. Para além de que não teria como pagar as despesas do mesmo, afirmou.
“Salário, estabilidade e reconhecimento são as razões que levam tantos jovens com formação superior a saírem do país. 70% ganhava menos de mil euros”, diz um estudo.
Enquanto país, temos de conseguir fazer algo que evite a saída do país dos nossos bem formados jovens para trabalhar.  

* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense em vantagem nos quartos de final
19/05/2024
Só um ‘milagre’ evita a descida do FC Cesarense
19/05/2024
SC Bustelo fica no Campeonato Sabseg
19/05/2024
Faleceu Norberto Martins
19/05/2024
Oliveirense despede-se com derrota diante o Leixões
19/05/2024
“Foi uma reconhecida benemérita da comunidade de Oliveira de Azemeis”
18/05/2024
Faleceu Aldina Valente
18/05/2024
Oliveirense vence o Póvoa e segue para as meias-finais
17/05/2024