A guerra aos supermercados

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

A ASAE e o ministro da Economia abriram guerra aos hipermercados. Estes queixam-se de “uma campanha de desinformação, com danos gravosos para a reputação do setor da distribuição alimentar”.

O facto é que a ASAE descobriu uma prática pouco abonatória: especulação, essencialmente por diferenças entre preço de prateleira e o cobrado na caixa, que chegarão aos 40 por cento! 17 processos-crime de e delito económico foram instaurados por esta prática. Muito grave e nada abonatória para as empresas. 
Diz ainda a ASAE que, no ano passado, as cadeias de distribuição tiveram à venda produtos com margens de lucro brutas a rondar os 50%. O certo também é que a inflação alimentar é três vezes superior à geral. 
Apesar disso, o ‘Continente’ diz que empresa absorveu “parte dos aumentos de preço apresentados pelos nossos fornecedores. “Também nós sofremos”, disse a líder da SONAE, dirigindo-se aos trabalhadores, “nesta altura em que a sua reputação está a ser atacada”.
Por seu lado, a segunda cadeia alimentar, o ‘Pingo Doce’, registou no ano passado um incremento nos lucros de cerca de 30 por cento. 
Neste fim de semana fui às compras. Tive o cuidado de anotar uma dúzia de preços nas prateleiras e comparar com o que paguei na caixa. Não registei qualquer diferença. 
Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade. Ficamos também mais confiantes por sabermos que as entidades que têm que fiscalizar fazem o seu trabalho, não se deixando influenciar ou corromper. 
 * jornalista, presidente da Ass. Nacional da Imprensa Reginal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024
Futsal Clube Azeméis perdeu com o Arsenal Maia
28/04/2024
Oliveirense fecha fase regular no 3º lugar
28/04/2024
Escola Livre empata mas teve tudo para vencer
28/04/2024
Banda de Música de Loureiro tem 10 novos integrantes
27/04/2024
Oliveirense afastada da Taça de Portugal nas meias-finais
27/04/2024