A imagem de Cristiano

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

A Liga Árabe de Futebol quer impor-se a nível mundial. Mas não só para ali se realizar o ‘mundial’ de 2030. A Arábia Saudita resolveu investir uma fortuna nos clubes locais como forma de promover o país internacionalmente.

A curiosidade prende-se com a escolha do protagonista para esse início de percurso do país árabe. Cristiano Ronaldo. A fortuna que estão a pagar não se destina apenas para que CR7 garanta resultados desportivos. O investimento foi decidido para promover a imagem do país. E, acrescento eu, para motivar outras estrelas internacionais a seguir para a Liga Árabe, que ainda não compete com as Ligas de primeira linha. Mas quer competir. Outros portugueses estão a ser convidados com a ‘tentação’ de pagamentos multimilionários, como o ‘nosso’ consagrado treinador José Mourinho. E Jorge Jesus já havia ganho fama num clube árabe. 
É interessante perceber que um país decidiu investir na sua imagem através do futebol. 
Portugal tem uma valorização internacional através dos jogadores e treinadores que ‘exportamos’. E também, naturalmente, à presença e resultados da seleção portuguesa ao longo dos tempos. E ainda de clubes que chegam aos campeonatos europeus. 
O país beneficia desses sucessos, os empresários que exportam também beneficiam indiretamente e os portugueses residentes e espalhadas pelos quatro cantos do mundo reforçam o seu amor à pátria natal. Quem não se lembra da multidão de cidadãos portugueses que encheu por completo os Campos Elísios em Paris quando ganhamos dos franceses o título europeu!
Futebol é rei. Promove-nos internacionalmente e ainda paga ao estado dezenas de milhões de euros em impostos, para além de ser emprego para milhares.
* jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024
Futsal Clube Azeméis perdeu com o Arsenal Maia
28/04/2024
Oliveirense fecha fase regular no 3º lugar
28/04/2024
Escola Livre empata mas teve tudo para vencer
28/04/2024
Banda de Música de Loureiro tem 10 novos integrantes
27/04/2024
Oliveirense afastada da Taça de Portugal nas meias-finais
27/04/2024