A imagem de Portugal no Brasil

Bilhete Postal

A visita que acontece este mês de abril, do presidente do Brasil, Lula da Silva, é uma oportunidade para lembrarmos que somos dois países irmãos, com língua e cultura comuns. Para lembrar os portugueses que emigraram e sempre foram muito bem acolhidos e os brasileiros que emigram para cá e que se sentem em casa.

“Os portugueses roubaram o ouro do Brasil”, disse-me uma criança brasileira de doze anos. Disse o que ouve. De facto temos muito a fazer para repor a verdade da história, que está a ser contada de forma distorcida aos brasileiros.
Há dias li num jornal brasileiro um artigo a tentar repor a verdade. Não pude deixar de escrever para a coluna do leitor do jornal, para que fosse publicado. Aqui vai. 
“A opinião de Percival Puggina (Brasil e Portugal) é raro. É bem verdade que Portugal foi a “Nasa” para os mares há mais de meio século. O engenho dos portugueses permitiu abrir o caminho marítimo para a Índia. Outras nações aproveitaram esses conhecimentos. Espanha e outros. O Brasil é, hoje como ontem, nosso grande orgulho! Foi o monarca português que decidiu a independência do Brasil. Mas, neste particular, os investigadores brasileiros concordam. Acontece que, ao visitar o ‘novo’ Museu do Ipiranga saí confuso. Não está correto criar a dúvida se a chegada dos portugueses foi pacífica. Os investigadores da USP tem que ler a carta do escrivão do rei de Portugal. O escrivão mentiu ao seu próprio rei?
Fico triste com a História que está a ser contada aos brasileiros, sobretudo às gerações futuras. Portugal tem muito orgulho no irmão Brasil, que achou e desenvolveu.”
* jornalista, presidente da  Ass. Nac. da Imprensa Reginal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024