A JMJ e os ‘outros’

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Sim, somos um país de católicos. Que sabem respeitar as minorias religiosas. Estas também se sabem fazer respeitar. Ouvi com particular agrado as palavras do responsável pela Mesquita de Lisboa, que disponibilizou alojamentos para os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Este evento será um contributo para afirmar o nosso país como um destino de tolerância. Aqui todos cabem e todos são respeitados. Sentem-se em casa. 
Tem-se falado (talvez demais…) no investimento do dinheiro público neste evento. 80 milhões de euros. O primeiro-ministro veio garantir que o retorno será maior. É um bom investimento. Com benefício elevado. Centenas de milhar de jovens de mais de 150 países. Vão levar o testemunho de boas memórias passadas entre nós. Contagiarão muitos outros a ter vontade de nos conhecer. Uma campanha publicitária internacional realizada com o mesmo montante não teria tão positivos resultados. Pode-se (e deve-se) comparar com outros investimentos, onde o país gasta (e bem) valores proporcionalmente mais elevados. O caso do Web Summit, por mero exemplo. 35 milhões para 70 mil participantes. 
Mas, muito para além da questão do retorno do investimento do dinheiro público, para além da promoção do país internacionalmente, está o efeito positivo entre os nossos jovens. Ficamos surpreendidos (talvez não devêssemos…) com o entusiasmo como os nossos jovens se mobilizaram por todo o país para receber os peregrinos estrangeiros. Uma prova de que saudáveis valores da nossa sociedade estão presentes na nossa juventude. Estamos por isso de parabéns. Por sabermos transmitir às gerações futuras opções que nos engrandecem.  
* Jornalista, Presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024