A JMJ e os ‘outros’

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Sim, somos um país de católicos. Que sabem respeitar as minorias religiosas. Estas também se sabem fazer respeitar. Ouvi com particular agrado as palavras do responsável pela Mesquita de Lisboa, que disponibilizou alojamentos para os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Este evento será um contributo para afirmar o nosso país como um destino de tolerância. Aqui todos cabem e todos são respeitados. Sentem-se em casa. 
Tem-se falado (talvez demais…) no investimento do dinheiro público neste evento. 80 milhões de euros. O primeiro-ministro veio garantir que o retorno será maior. É um bom investimento. Com benefício elevado. Centenas de milhar de jovens de mais de 150 países. Vão levar o testemunho de boas memórias passadas entre nós. Contagiarão muitos outros a ter vontade de nos conhecer. Uma campanha publicitária internacional realizada com o mesmo montante não teria tão positivos resultados. Pode-se (e deve-se) comparar com outros investimentos, onde o país gasta (e bem) valores proporcionalmente mais elevados. O caso do Web Summit, por mero exemplo. 35 milhões para 70 mil participantes. 
Mas, muito para além da questão do retorno do investimento do dinheiro público, para além da promoção do país internacionalmente, está o efeito positivo entre os nossos jovens. Ficamos surpreendidos (talvez não devêssemos…) com o entusiasmo como os nossos jovens se mobilizaram por todo o país para receber os peregrinos estrangeiros. Uma prova de que saudáveis valores da nossa sociedade estão presentes na nossa juventude. Estamos por isso de parabéns. Por sabermos transmitir às gerações futuras opções que nos engrandecem.  
* Jornalista, Presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Duas vítimas em colisão na zona industrial de Fajões
1/07/2025
Proteja-se contra as altas temperaturas
1/07/2025
As melhores soluções para si
1/07/2025
Manuel Alberto Pereira pede mais fiscalização à GNR
1/07/2025
Helga Correia eleita vice-coordenadora da Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Inclusão
1/07/2025
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025